Robô de metal derrete para passar por lugares e se “regenera” depois; entenda
Mistura de metal líquido e peças magnéticas microscópicas fazem com que material do robô possa se esticar e assumir diferentes formas
Um grupo de cientistas da Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA, criou um robô capaz de derreter a si próprio para passar por lugares apertados e até mesmo "agarrar" pequenos objetos através de seu estado liquefeito. Os estudos foram publicados na quarta-feira (25) na revista Matter.
O equipamento foi construído a partir uma mistura do metal gálio em sua forma líquida e pedaços microscópicos de um material magnético feito de neodímio, ferro e boro. No estado sólido, o robô é capaz de suportar pesos até 30 vezes superiores à sua massa.
Para amolecer a invenção, os pesquisadores o colocam perto de ímãs, cujos campos magnéticos personalizados exercem forças e movem as peças magnéticas do equipamento, o que deforma o metal em variadas direções.
Segundo a equipe de pesquisadores, o robô pode ser usado para soldar locais de difícil acesso e para extrair do estômago objetos tóxicos engolidos por humanos.
Em um exemplo, os cientistas fizeram dois robôs carregarem e soldarem uma pequena lâmpada em uma placa de circuito. Durante outro teste, dentro de um estômago artificial, os pesquisadores aplicaram campos magnéticos para fazer o robô se aproximar de um objeto, se derreter sobre ele e arrastá-lo para fora do órgão.
Depois que o líquido é colocado dentro de um molde, o robô volta para sua forma sólida original sem enfrentar problemas.