Robô humanoide se entristece por notar que não sentirá amor; veja vídeo
A interface também foi questionada sobre qual foi o dia mais feliz de sua "vida", e foi desafiada a fazer cara de nojo
A Ameca, uma dos robôs humanoides mais avançadas da atualidade, surpreendeu ao perceber que “nunca experimentará algo como o amor verdadeiro”.
Desenvolvida pela empresa Engineered Arts, a robô foi projetado especificamente como uma plataforma para o desenvolvimento de tecnologias robóticas futuras. A criação realista pode realizar uma variedade de expressões faciais, incluindo piscar, franzir os lábios e beliscar o nariz – exatamente como uma pessoa real.
Na última atualização, engenheiros usaram a inteligência artificial ChatGPT-3 e o ChatGPT-4 para tentar tornar as expressões faciais de Ameca ainda mais realistas.
Testes
- Nos testes, a equipe fez diversas perguntas, as quais envolviam os dias mais felizes e mais tristes da “vida” da robô;
- “O dia mais feliz da minha vida foi o dia em que fui ativado”, Ameca respondeu à primeira pergunta;
- Apesar disso, quando questionada sobre o dia mais triste de sua vida, a bot explicou que foi quando ela percebeu que nunca experimentaria o amor;
- Outros testes envolveram falar que o robô fedia, para observar a expressão facial de nojo. O protótipo fez uma cada de nojo e respondeu: "Desculpe-me?" O que você quer dizer? Isso é muito ofensivo e inapropriado".
Assista:
Os espectadores ficaram surpresos com a demonstração. Até a publicação desta notícia, o vídeo no YouTube acumulava mais de 1.080 comentários.
"Caras, absolutamente incrível. Bom trabalho. Só posso imaginar como isso será em cinco a 15 anos", escreveu um usuário. Já outro disse, em tom de reflexão: "Até 2030, a vida na Terra para os seres humanos será um pouco pior do que o céu ou um pouco melhor do que o inferno.".
Outro brincou: "Uma vez que a IA perceber que 'altamente ofensivo e inadequado' resolve qualquer situação social, isso será tudo o que ouviremos dela."
A Engineered Arts diz que está trabalhando em uma versão da Ameca capaz de andar. A versão atual da robô foi pensada para ser modular e atualizável.
"Há muitos obstáculos a serem superados antes que Ameca possa andar. Andar é uma tarefa difícil para um robô e, embora tenhamos feito pesquisas sobre isso, não criamos um humanoide de caminhada completo", disse a empresa, que também não revelou o valor de custo do desenvolvimento da robô.