Robô que limpa banheiro sem ajuda de humanos viraliza nas redes sociais; veja vídeo
Enquanto uns temem que a tecnologia possa substituir empregos, outros elogiam a eficácia da máquina autônoma
Um vídeo de um robô limpador de banheiros autônomo da empresa Somatic viralizou nas redes sociais no último fim de semana. As imagens mostram a máquina abrindo e fechando portas, andando de elevador, limpando vasos sanitários, pias e pisos.
O conteúdo, compartilhado no Instagram, já soma mais de 5.000 curtidas e centenas de comentários. Em outra publicação, as cenas do robô limpando somam mais de 45 mil likes.
A maioria foi positiva, elogiando a tecnologia e o potencial do robô para reduzir o trabalho manual e melhorar a limpeza dos banheiros.
"E muito legal ver esse tipo de desenvolvimento das maquinas, mas oque me preocupa são os empregos das pessoas serem substituídos", escreveu um usuário.
Já outra seguidora criticou a qualidade do serviço: "Essa limpeza aí não corresponde a limpeza brasileira", disse.
O robô
O robô da Somatic, é um carrinho autônomo que mede 1,2 metro de comprimento e pesa 50 kg. Ele é equipado com sensores e câmeras que permitem que ele navegue pelos banheiros de forma autônoma.
O dispositivo também é equipado com uma variedade de ferramentas de limpeza, incluindo um aspirador, um esfregão e um spray de desinfetante.
O Somatic, no plano mais básico, custa US$ 1.500 por mês (R$ 7.268,00, na cotação atual), 8 horas por dia de segunda à sexta, por mês sem taxas iniciais.
A empresa Somatic diz que o robô pode limpar até 10 banheiros por dia e que ele pode economizar até 50% nos custos de limpeza.
O vídeo do Somatic é apenas um exemplo da crescente popularidade da automação em tarefas que tradicionalmente eram realizadas por humanos.