Cientistas suíços criam robô inspirado nos gatos
Modelo foi inspirado na morfologia dos felinos: rápido e elástico
Cientistas suíços do laboratório de biorrobótica da Escola Politécnica Federal de Lausanne desenvolveram um robô quadrúpede inspirado na morfologia de um felino. Os pesquisadores observaram com detalhes os gatos - movimentação, corrida, formato das patas. O robô, apelidado de filhote de guepardo, possui a mesma quantidade e as mesmas proporções dos segmentos - três em cada perna - dos gatos .Molas e pequenos motores que convertem energia em movimento foram usados para imitar tendões e músculos. Além disso, o robô é extremamente leve, compacto e robusto.
Segundo os cientistas, este robô é o mais rápido em sua categoria, ou seja, na velocidade normalizada para pequenos robôs quadrúpedes com 30kg. Em testes, o protótipo percorreu um trecho equivalente a sete vezes seu tamanho em um segundo e demonstrou agilidade mesmo em um terreno acidentado.
O objetivo da plataforma é incentivar a investigação em biomecânic e eventualmente usar sua tecnologia na construção de modelos usados em missões de busca e resgate ou em explorações.