PUBLICIDADE

Rover da NASA encontra rocha de cor nunca vista antes em Marte

O rover Perseverance encontrou uma rocha clara em Marte cercada por outras escuras. Cientistas acreditam que a formação pode ter pistas do passado do planeta

20 jun 2024 - 20h48
(atualizado às 23h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O rover Perseverance, da NASA, descobriu mais uma rocha curiosa em Marte: o que torna esta formação intrigante é sua cor clara, nunca vista antes na paisagem do Planeta Vermelho. Segundo a agência espacial, a rocha marciana pode ter pistas importantes sobre o passado de Marte. 

Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS / Canaltech

Os cientistas da missão chamaram a rocha de "Ponto Atoko", apelido escolhido como uma referência a uma estrutura no Grand Canyon, que consideraram semelhante ao objeto. Devido à cor clara, ela se destaca em meio às rochas escuras de Monte Washburn, região que o Perseverance estava explorando no fim de maio. 

A NASA informou que Ponto Atoko tem cerca de 45 centímetros de comprimento e 35 de altura. Com os instrumentos SuperCam e Mastcam-Z, que equipam o Perseverance, eles confirmaram que ela é feita de piroxênio e feldspato, ambos minerais relacionados às rochas ígneas. 

Para a equipe, é possível que a rocha clara tenha pertencido a alguma outra região de Marte. Depois, ela teria sido transportada pelas águas de algum rio. Também é possível que tenha sido formada sob uma estrutura de magma, e acabou revelada na superfície devido a processos de erosão. 

Perceba neste mosaico como Atoko se destaca em meio às outras rochas no local, que têm cor escura (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS)
Perceba neste mosaico como Atoko se destaca em meio às outras rochas no local, que têm cor escura (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS)
Foto: Canaltech

Embora Atoko seja a primeira rocha deste tipo já vista em Marte, provavelmente não vai ser a última. O rover Perseverance continua explorando a cratera Jezero em busca de vestígios de formas de vida microbianas que talvez tenham existido ali, ou seja, ainda deve encontrar estruturas ainda mais intrigantes.

Fonte: JPL

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade