Rover Perseverance tem novo recorde de produção de oxigênio em Marte
O experimento ocorreu durante a noite marciana e durou 58 minutos; a meta era produzir 6 gramas de oxigênio por hora, o que foi dobrado
O Perseverance, robô móvel da Nasa que explora Marte, estabeleceu neste mês um novo recorde de produção de oxigênio no planeta vermelho.
O rover carrega um dispositivo chamado MOXIE (Mars Oxygen In Situ Resource Utilization Experiment — ou Experimento de Oxigênio em Marte com Utilização de Recurso In-Situ, na tradução em português), que converte o ar rico em dióxido de carbono em oxigênio através de um processo eletroquímico.
O aparelho de 18kg funciona em turnos de cerca uma hora, a depender de uma ativação feita pelos engenheiros da Nasa.
Em sua 15ª sessão de produção em Marte, que ocorreu durante a noite, o MOXIE alcançou um nível de duas vezes maior do que as tentativas anteriores — meta era produzir 6 gramas de oxigênio por hora, o que foi dobrado.
"Obtivemos ótimos resultados", disse Michael Hecht, engenheiro principal do MOXIE e diretor associado do Observatório Haystack do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ao portal Space.com.
"Jogamos um pouco os dados. Foi 'prenda a respiração e veja o que acontece'", comentou.
O dispositivo produz monóxido de carbono e resíduos sólidos de carbono como subprodutos, o que exige atenção constante por parte dos engenheiros para que a estrutura do equipamento não seja danificada com o tempo.
Planos futuros incluem o desenvolvimento de um sistema em escala real na Terra, capaz de gerar de 25 a 30 toneladas de oxigênio, para apoiar missões humanas em Marte.