Rufus | Amazon lança IA para ajudar a fazer compras no app
A Amazon incorporou a IA Rufus ao aplicativo nos EUA e ela ajuda a comparar produtos, esclarecer dúvidas e sugerir itens para aquisição
Quem usa o aplicativo da Amazon para encher o carrinho nos EUA vai contar com a ajuda de uma inteligência artificial específica para decidir o que comprar por lá. A gigante varejista lançou o Rufus, uma IA capaz de dar pitacos, fazer comparações e sugerir produtos quando acionada pelo usuário, como se você estivesse recorrendo à ajuda de um vendedor de uma loja física.
- Europa pode barrar compra da iRobot pela Amazon por "vantagem injusta"
- Compra da iRobot pela Amazon é cancelada após investigação da Comissão Europeia
Segundo a Amazon (e a título de curiosidade), o nome "Rufus" se trata de uma homenagem ao "trabalhador voluntário mais baixo da empresa". Trata-se de um cãozinho da raça corgi que pertencia a um funconário da companhia e costumava "dar expedinete" junto de seu dono. O Rufus original faleceu em 2009, aos 15 anos.
O que é o Rufus?
Equipado com um LLM (grande modelo de linguagem) próprio, o Rufus tem treinamento baseado nas próprias informações disponíveis no catálogo da Amazon. A máquina ainda consegue se tornar mais inteligente conforme as pessoas interagem com ela e a alimentam com novos dados.
Na prática, será possível fazer perguntas que quase nada se diferem da experiência em uma loja de shopping, por exemplo, "Rufus, me diga quais as diferenças entre tênis para corrida, trilha e estrada".
Dessa forma, o assistente virtual formula uma resposta no estilo ChatGPT e também sugere produtos para você adquirir. Por ora, o Rufus é uma função presente só no aplicativo para celulares e tablets.
Será possível acessar o assistente inteligente por meio de um botão disponível na parte inferior do aplicativo. Quem quiser também vai poder ajustar o volume das respostas, variando entre formulações objetivas ou resultados mais detalhados.
Disponibilidade
O Rufus está disponível somente para um pequeno grupo de usuários nos Estados Unidos e não se sabe ao certo quando a novidade será incorporada ao aplicativo da Amazon. No entanto, é esperado que o lançamento aconteça de forma definitiva nas próximas semanas.
Também não há informações quanto à chegada do chatbot no Brasil e nem detalhes sobre a sua adaptação para o público daqui.
Trending no Canaltech:
- 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam
- O céu não é o limite! | Aurora rara, lander japonês, lago em Marte e mais
- Galaxy S22, S21, A54 e mais não vão receber o Galaxy AI
- Como Os Simpsons previu (e ridicularizou) o Apple Vision Pro
- Qualcomm sugere que Windows 12 chega na metade de 2024
- O que esperar do Samsung Galaxy A55?