Rússia aproxima "golfinhos espiões" de local de combate contra a Ucrânia, diz site
Golfinhos treinados teriam sido realocados no Mar Negro para fortalecer a defesa naval
A Rússia transferiu sua frota de golfinhos militarizados para uma nova localização no Mar Negro, informou o site Naval News na quarta-feira (18). Os mamíferos são treinados pelo governo russo para atuar na guerra contra a Ucrânia no litoral da Crimeia.
Os golfinhos espiões foram inicialmente avistados em 2022 próximo a Sebastopol, um importante porto no Mar Negro. A apuração do Naval News, que usou imagens de satélite, revelou bases com instalações usadas para abrigar os mamíferos aquáticos em Novoozerne, a aproximadamente 90 quilômetros de sua localização original.
A nova base está mais próxima das áreas onde as forças especiais ucranianas têm realizado incursões na península da Crimeia, o que sugere uma estratégia de defesa mais robusta por parte da Rússia.
Acredita-se que a mudança tenha como objetivo proteger a frota russa do Mar Negro, que inclui submarinos de ataque e navios com capacidade destruição de longo alcance. Colocar golfinhos na entrada do porto poderia impedir que as forças ucranianas realizassem incursões subaquáticas.
A Rússia, conhecida por utilizar animais marinhos em suas operações militares, aumentou o número de golfinhos treinados nas proximidades do Mar Negro nos últimos meses, segundo relatórios do Ministério da Defesa do Reino Unido divulgados em junho.
Com seus sonares sofisticados, os golfinhos localizam mergulhadores e outras possíveis ameaças na área com facilidade. Eles também podem ser instruídos para instalar dispositivos flutuantes em alvos e avisar um operador da detecção, fazendo com que um intruso boie até a superfície e seja capturado pelas forças russas.