Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ryzen 7840U supera Core Ultra 155H em testes de LLM e IA generativa

Testes da AMD mostram que o Ryzen 7 7840U é melhor que o novo Intel Core Ultra 155H em benchmarks relacionados à LLMs e IA generativa

14 mar 2024 - 21h15
(atualizado em 15/3/2024 às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A briga entre os processadores Intel Core Ultra e os AMD Ryzen 7040 está bem acirrada desde o lançamento dessas duas gerações de CPUs. Agora, vários gráficos divulgados pela AMD indicam que os processadores do lado vermelho têm mais poder para lidar com fluxos de trabalho que envolvem LLMs e IA generativa. 

Foto: AMD / Canaltech

Em uma série de imagens ilustrativas, a AMD comparou o desempenho do Ryzen 7 7840U de 15 W com o Intel Core Ultra 7 155H de 28 W. O primeiro teste, no Mistral Instruct 7B, apresenta até 71% de melhorias no fluxo Q4 K M. Esse é um padrão que se repete na linguagem Llama 2 7B Chat, alavancando até 56% de performance adicional nas configurações recomendadas pela empresa.

A respeito das unidades de tokens por segundo, o produto da AMD parece continuar na vanguarda. Novamente, o Mistral Instruct 7b em Q4 K M atinge uma velocidade 17% maior que o concorrente da Intel. No Llama 2 isso também volta a acontecer, mas por uma margem menor, de 14%. 

AMD
AMD
Foto: Canaltech
AMD
AMD
Foto: Canaltech
AMD
AMD
Foto: Canaltech

Ryzen consome menos energia

Com o desempenho superior do Ryzen 7840U, há alguns fatos curiosos nesse comparativo. Primeiro, chama a atenção que o processador da AMD tem um consumo energético 46% inferior ao Core Ultra 7 155H e mesmo assim consegue resultados melhores. Ademais, vale ressaltar que o Ryzen possui 10 TOPS (Trilhões de Operações Por Segundo), enquanto a contraparte da Intel chega com 11 dessas estruturas. 

É sempre importante lembrar que mesmo que a fonte desses gráficos seja a própria AMD, é necessário esperar os testes práticos para realizar um comparativo direto entre produtos. Aliás, as empresas de tecnologia costumam puxar a fatia do bolo mais saborosa para o seu lado, embora o time vermelho venha realizando investimentos muito fortes no segmento de IA.

A AMD criou uma nova microarquitetura chamada de XDNA para se referir ao avanço de IA dedicada em seus chips (Imagem: Divulgação/AMD)
A AMD criou uma nova microarquitetura chamada de XDNA para se referir ao avanço de IA dedicada em seus chips (Imagem: Divulgação/AMD)
Foto: Canaltech

Os processadores AMD Ryzen 7000 com IA e os Intel Core Ultra já estão disponíveis em notebooks no mercado internacional e devem chegar ao Brasil em breve.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade