Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba como usar a Gemini, inteligência artificial do Google que tenta destronar o ChatGPT

'Cérebro' é utilizado na nova versão do Bard, o chatbot da companhia

16 dez 2023 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários

No início de dezembro, o Google lançou a Gemini, uma "super IA" para ser o novo "cérebro" do robô de bate-papo Bard — o rival do ChatGPT, lançado pela OpenAI em novembro de 2022. O objetivo é destronar o adversário e colocar a gigante da tecnologia na liderança do campo da inteligência artificial.

O Bard é o principal produto do Google no campo dos chatbots, que respondem a uma série de perguntas, escrevem textos e recebem comandos diversos. Lançado em fevereiro de 2023, esta é a terceira atualização do Bard somente neste ano — a ferramenta veio ao mundo alimentado pelo LaMDA e, posteriormente, recebeu uma atualização para o sistema PaLM 2.

Com a Gemini por trás, o Bard consegue interagir de forma mais natural com humanos: a máquina consegue reconhecer imagens e manter um diálogo mais proativo, sem depender sempre da iniciativa humana - a capacidade do sistema, no entanto, foi colocada em cheque, com acusações de que o vídeo promocional não representava direito as limitações do sistema.

A IA foi anunciada em maio, no evento de desenvolvedores da empresa, o Google I/O. Na época, a companhia disse que a ferramenta estava em treinamento, sem data para estrear. A tecnologia é um modelo de fundação, ou seja, uma IA que pode receber comandos e produzir respostas em diversos formatos diferentes, como fotos, áudio, texto e expressões matemáticas, de uma forma mais abrangente e com maior capacidade do que um modelo amplo de linguagem (LLM, na sigla em inglês), como o GPT-4, da OpenAI, por exemplo.

A Gemini está embutido na versão em inglês do Bard, mas a ferramenta consegue "falar" português, embora as respostas sejam mais completas na língua de Shakespeare. Segundo o Google, a IA está disponível em 170 países e a compatibilidade com mais línguas deve chegar nos próximos meses.

Abaixo, veja como usar a Gemini, nova IA do Bard, do Google.

Como usar a Gemini, do Google?

Primeiro, é preciso alterar a língua padrão da sua conta no Google.

  • Acesse google.com.br;
  • No topo superior direito, clique na sua imagem de perfil e, então, aperte "Gerenciar sua conta";
  • Clique em "Informações pessoais";
  • Desça a página até "Preferências gerais para a Web" e clique em "Idioma";
  • Altere a língua para "Inglês";

Agora, é só buscar o Bard.

  • No navegador, digite bard.google.com;
  • Se ainda não usou a ferramenta, clique em "Teste o Bard agora mesmo".
  • Pronto! A página do chatbot estará pronta para uso.
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade