Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba o que é portfólio e como criar um online

Há três principais tipos de portfólio: o digital offline, o digital online e o impresso

12 ago 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O portfólio é um documento que reúne os principais trabalhos de um profissional, sendo mais comum em áreas criativas como publicidade e marketing.
Defina o propósito do seu portfólio e selecione os seus melhores projetos de acordo com esse objetivo (Imagem: Rawpixel.com/Freepik)
Defina o propósito do seu portfólio e selecione os seus melhores projetos de acordo com esse objetivo (Imagem: Rawpixel.com/Freepik)
Foto: Canaltech

Quem está em busca de um emprego, a depender da área de atuação, já pode ter ouvido do recrutador que gostaria de ver um portfólio do candidato. Este documento reúne os principais trabalhos do profissional.

Ou seja, o portfólio é um resumo dos projetos e trabalhos que representem o melhor da carreira.

Diferente do currículo, que cita a experiência profissional, o portfólio ilustra o trabalho em si. Por isso, apenas algumas áreas de atuação conseguem consolidar este documento. Ele é mais comumente utilizado nas áreas criativas, como publicidade, comunicação e marketing. 

Estes profissionais podem reunir no portfólio os textos publicados, peças publicitárias criadas e até vídeos.

Tipos de portfólio

Para quem deseja elaborar a sua própria compilação de materiais, é importante saber que há três principais tipos de portfólio: o digital offline, o digital online e o impresso.

Digital Offline

O portfólio digital offline utiliza formatos de arquivo como o PDF, perfeito para juntar páginas de documentos. O profissional consegue salvar o conteúdo em um pen drive, por exemplo, e levá-lo para reuniões distintas.

Digital Online

Essa opção de portfólio oferece diferentes tipos de layout que podem ser organizados no estilo de preferência do profissional ou empresa. É possível apresentá-lo em sites próprios ou plataformas de terceiros focadas nesse tipo de serviço, como a Behance e o Pressfolios.

Além disso, o fato de estar sempre online pode facilitar em encontros não presenciais.

Impresso

Por fim, o portfólio impresso serve para apresentar os trabalhos de uma maneira tátil, que permite ao contratante verificar cada item de qualquer lugar. Mesmo não sendo uma opção muito popular, o formato físico ainda chama atenção para profissionais de arquitetura e engenharia.

Como criar um portfólio

Tente sempre manter o portfólio atualizado, crie uma linha temporal para que a evolução seja perceptível e explique seu trabalho de forma breve, em um ou dois parágrafos.

Outras informações essenciais são: nome completo, telefone e e-mail. Com isso é possível ter um ponto de partida para criar seu portfólio rapidamente.

Por fim, o portfólio online pode ser criado em algumas plataformas. Confira:

Behance 

O Behance (behance.net) é indicado para artistas, designers e profissionais de UX. A plataforma é uma opção interessante por misturar portfólio com rede social, facilitando a conexão com outros usuários. É possível inserir arquivos em vídeo, PDF e imagens, fazendo do serviço bastante abrangente.

Journo Portfolio 

Jornalistas, redatores e escritores encontram no Journo Portfolio (br.journoportfolio.com) um lugar propício para salvar e organizar seus textos de forma prática.

ArtStation

O ArtStation (artstation.com) é um local para criação de portfólios, busca de vagas e venda de artes. O ambiente virtual atende as necessidades de artistas conceituais, animadores, game designers e muitos outros.

Contently

O Contently (contently.com) é outra plataforma que se destaca na criação de portfólios, adicionando os textos online assinados pelo autor. Isso facilita na hora de manter seu portfólio atualizado para as pessoas que buscam informações e referências sobre você.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade