Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sal e pimenta: ciência descobre nova cor de gato

Gatos com uma pelagem rara preta e branca foram apelidados de "alcaçuz salgado", já que padrão lembra o doce

28 mai 2024 - 16h06
(atualizado em 14/6/2024 às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pesquisadores finlandeses descobriram um novo padrão de pelagem em gatos conhecido como 'salmiak' formado por uma mutação genética e inicialmente encontrada em Helsinque, capital da Finlândia.
Gato do tipo "salmiak"
Gato do tipo "salmiak"
Foto: Ari Kankainen/Divulgação

Pesquisadores da Finlândia descobriram um novo padrão de cor de pelagem em gatos, apelidado de "salmiak", um tipo de doce feito de alcaçuz salgado.

Esse novo padrão é formado por uma mutação genética, que já era conhecida no país, principalmente em Helsinque, capital da Finlândia. O pelo é similar ao de gatos preto e branco, que no Brasil, são conhecidos pelo apelido "frajola". 

Para identificar se seu gato possui a mutação, é só conferir se o pelo nas costas desses gatos é colorido apenas na base, perto da pele, e começa a ficar esbranquiçado em direção à ponta. A ponta das caudas também são brancas. 

A impressão que causa é a de um gato frajola que passou tempo em uma nevasca. Todo o restante da pelagem continua a forma clássica deles: pescoço, peito, barriga e patas totalmente brancos, de acordo com Heidi Anderson, da Mars Petcare Science & Diagnostics, e pesquisadora líder do estudo.

Como a mutação foi descoberta

Esses padrões, originalmente chamados de "mutação finlandesa", foram vistos pela primeira vez em três gatos no centro da Finlândia em 2007.

Em 2019, pesquisadores da Universidade de Helsinque procuraram gatos com um padrão semelhante com a ajuda de um jornal nacional. No total, quatro gatos que atendiam aos critérios e passaram por uma coleta de DNA.

Por que os gatos saem correndo após usar a caixa de areia? Por que os gatos saem correndo após usar a caixa de areia?

A partir deste passo, Heidi Anderson foi chamada, por ser especialista em genética felina, para verificar se havia algo incomum na genética desses gatos. Ela realizou testes de DNA e confirmou que um "pedaço" grande do código genético estava faltando, o que ocasionava na cor pouco comum dos gatos. 

Os resultados foram publicados na revista Animal Genetics. "O padrão salmiak de pelos brancos é mais perceptível em gatos completamente pretos, mas pode ocorrer com diferentes fundos de cores, incluindo, por exemplo, tigrado marrom, escama de tartaruga, e azul russo, tanto em gatos machos quanto fêmeas", informa a pesquisa.

Ainda, os cientistas acreditavam que essa mutação levava os gatos a serem inférteis, mas isso foi refutado, após um deles dar à luz a filhotes. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade