Sam Altman concorda com Bill Gates numa questão fundamental para o futuro da IA: o importante é fazer as perguntas certas
Sam Altman e Bill Gates estão convencidos de que a chave para a inovação não está em adquirir conhecimento. Está em fazer as perguntas certas. O CEO da OpenAI abre a porta para um novo perfil profissional para a IA: um designer de perguntas para que a IA possa respondê-las.
Jensen Huang e Mark Garman já haviam antecipado há alguns meses: não será mais necessário que os engenheiros saibam programar, porque a IA fará isso por eles. O que algumas das vozes mais relevantes no desenvolvimento da IA, incluindo Sam Altman, estão tentando transmitir é que o que realmente será valorizado no futuro não são os conhecimentos que uma pessoa tem, mas sim a capacidade de fazer as perguntas certas.
"Haverá um tipo de habilidade que continuaremos a valorizar muito, mas não será tanto a capacidade intelectual pura como antes", afirmou o CEO da OpenAI durante uma entrevista no podcast ReThinking de Adam Grant. "Determinar quais perguntas fazer será mais importante do que conhecer a resposta".
Fazer as perguntas corretas
As declarações, quase filosóficas, de Sam Altman se referem à importância de saber fazer as perguntas certas para a IA, que serão capazes de apontar o caminho para novas soluções e produtos.
"Antigamente, valorizávamos a quantidade de conhecimento que alguém tinha na cabeça, e se a pessoa fosse uma coletora de dados, isso a tornava inteligente e respeitada. Agora, acredito que é muito mais valioso ser um conector de pontos... Se alguém pode sintetizar e reconhecer padrões, tem uma vantagem", confirmava Adam Grant, psicólogo, professor na Universidade da Pensilvânia e apresentador do podcast. No entanto, essa ideia de aprender fazendo as perguntas certas não é nova.
Bill Gates mencionava em um dos artigos de seu blog pessoal que uma das chaves ...
Matérias relacionadas
Criaram um aplicativo para instalar jogos Epic Games ou GOG no Steam, mas a Valve o removeu