Sam Altman e Jeff Bezos doam US$ 1 milhão para comitê de posse de Trump
Doações sinalizam interesse de proximidade dos CEOs com o novo governo
Sam Altman, CEO da OpenAI, e Jeff Bezos, fundador da Amazon, seguiram os mesmos passos de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, ao doar US$ 1 milhão para o comitê de posse de Donald Trump. O investimento dos bilionários da tecnologia demonstra interesse em agradar o presidente eleito, que pretende facilitar alguns avanços de inteligência artificial (IA) nos EUA.
Diferentemente de Bezos e Zuckerberg, que fizeram a doação em nome de suas empresas, Altman doou o valor como um "compromisso pessoal". Em entrevista ao canal Fox, no início de dezembro, o CEO da OpenAI disse que está ansioso para trabalhar com o novo governo Trump e que acha importante que os EUA e seus aliados liderem a corrida de desenvolvimento de IA de ponta.
"A IA é um pouco diferente de outros tipos de software, pois requer grandes quantidades de infraestrutura, energia, chips de computador, data centers, e precisamos construir isso aqui, e precisamos ter a melhor infraestrutura de IA do mundo para podermos liderar com a tecnologia e os recursos", disse Altman em entrevista. "Acredito que o presidente eleito Trump será muito bom nisso."
Após um histórico de rixas entre Trump e Bezos - que adquiriu o jornal The Washington Post em 2013 - aparentemente, agora, o fundador da Amazon tenta uma reaproximação com o presidente eleito. Após o anúncio do resultado das eleições, Bezos parabenizou Trump no X. "Um extraordinário retorno político", disse.
*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani