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Samsung acelera Galaxy Note 4 'pós-pressão' do iPhone 6

Esta é a primeira vez que a a companhia sul-coreana lança um novo modelo na China antes de outros mercados

24 set 2014 - 13h57
(atualizado às 15h23)
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<p>Samsung lançará o Galaxy Note 4 nesta semana na Coréia do Sul e China</p>
Samsung lançará o Galaxy Note 4 nesta semana na Coréia do Sul e China
Foto: AP

Sob pressão da Apple, que promete vender milhões de unidades de seu iPhone 6 e iPhone 6 Plus, a Samsung adiantou para esta quarta-feira o lançamento de seu novo smartphone de tela grande, o Galaxy Note, para tentar manter sua condição de líder mundial do mercado.

O Galaxy Note 4, que estava agendado para outubro, já estará disponível a partir desta semana na Coreia do Sul e na China, antes de chegar a 140 países nas próximas semanas. Esta é a primeira vez que a a companhia sul-coreana lança um novo modelo na China antes de outros mercados.

A Samsung não deu explicações sobre o lançamento antecipado, mas a decisão foi tomada depois que a Apple anunciou ter vendido mais de 10 milhões de unidades de seu último smartphone, o iPhone 6, no primeiro fim de semana de seu lançamento, um novo recorde na hisória da empresa americana.

Este último modelo do iPhone 6 Plus  é um "phablet" (mistura entre smartphone e tablet) produto em que a Samsung foi pioneira e que é muito popular na Ásia. O grupo sul-coreano, em suas últimas campanhas publicitárias, sugere que a rival americana se inspirou no seu Note para a sua última criação.

A decisão da Samsung de antecipar seu lançamento coincide também com a entrada no mercado do novo smartphone da canadense Blackberry. O Passport BlackBerry, com uma tela relativamente grande, terá lançamento simultâneo nesta quarta-feira em Dubai, Londres e Toronto, antes de ser comercializado mundialmente nos próximos 15 dias, de acordo com o diretor da companhia, John Chen, em entrevista ao Wall Street Journal.

Com seu Galaxy Note 4 - apresentado com grande pompa em Berlim no início do mês - a Samsung moderniza uma linha lançada em 2011 e que seduziu os consumidores asiáticos, felizes por poderem abrir mão da compra de um tablet.

Em busca da 'boa safra'

A Samsung consolidou no segundo trimestre sua posição de líder mundial dos smartphones, com 74,3 milhões de unidades vendidas -mais do que o dobro de vendas da Apple-, entretanto sua participação no mercado, de 25,2%, caiu de forma significativa, segundo a empresa de pesquisa de mercado IDC.

"Atravessamos um período difícil" admitiu Lee Don-Joo, diretor de vendas e marketing da divisão móvel do grupo sul-coreano, no lançamento do Galaxy Note em Seul. "Mas esperamos nos recuperar logo com nossas capacidades de inovação tecnológica", disse.

Dez milhões de unidades do Galaxy Note 3 foram vendidas nos dois meses posteriores ao seu lançamento em 2013. A Samsung espera que a versão 4, que custará US$ 930 (R$ 2.233), tenha melhores resultados.

Concorrência chinesa

Além de sofrer com a concorrência da Apple, a Samsung - que registrou uma queda de aproximadamente 20% dos lucros no segundo semestre - deve enfrentar a concorrência dos fabricantes chineses, que inundam os países emergentes com seus aparelhos mais baratos.

A chinesa Huawei se transformou em pouco tempo no terceiro vendedor mundial de smartphones, com 20,3 milhões de dispositivos no segundo semestre (6,9%, de participação de mercado), de acordo com a IDC. A compatriota Lenovo não fica muito atrás, com 15,8 milhões de unidades vendidas e participação de 5,4%.

A Samsung também anunciou nesta quarta-feira que lançará em outubro a nova versão de seu relógio inteligente Gear S, assim como o capacete VR de realidade virtual, que permite ao usuário ter uma experiência de 360 graus em videogames.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
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