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Samsung aumenta aposta na Índia e abre no país sua maior loja de smartphones no mundo

11 set 2018 - 09h58
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A Samsung Electronics abriu na Índia nesta terça-feira sua maior loja de aparelhos móveis no mundo, conforme tenta assumir a liderança no segundo maior mercado mundial de smartphones em meio à acirrada concorrência de marcas chinesas.

Homem passam em frente à loja recém inagurada da Samsung em Bengaluru, na Índia. 11/09/2018. REUTERS/Abhishek N. Chinnappa
Homem passam em frente à loja recém inagurada da Samsung em Bengaluru, na Índia. 11/09/2018. REUTERS/Abhishek N. Chinnappa
Foto: Reuters

A loja de aproximadamente 3 mil metros quadrados da gigante sul-coreana de tecnologia no centro tecnológico ao sul de Bengaluru a ajudará a ampliar a liderança na Índia em relação à rival Apple, que ainda não abriu lojas próprias no país.

A Índia, que possui mais de 1 bilhão de conexões sem fio, apresenta uma oportunidade lucrativa para fabricantes de smartphones expandirem as operações além de China e Estados Unidos, onde o crescimento desacelerou.

A Samsung abriu a maior fábrica de smartphones do mundo há apenas dois meses nos arredores da capital indiana Nova Délhi.

"A Índia é um mercado extremamente importante", afirmou à Reuters Mohandeep Singh, vice-presidente sênior de negócios móveis na Samsung India, acrescentando que a companhia planeja abrir mais dessas lojas em algumas das 10 maiores cidades da Índia.

"Essas lojas...realmente nos ajudarão a consolidar ainda mais nossa participação de mercado, conforme avançamos", disse Singh.

A nova loja exibirá aparelhos móveis da Samsung, mas também apresentará ao consumidor outros produtos eletrônicos e as mais recentes inovações, além de sediar um centro de serviços para telefones.

A Samsung desembolsou uma "enorme" quantia de dinheiro para alugar a propriedade, disse Singh, sem entrar em detalhes.

A companhia, que administra 2.100 lojas na Índia por meio de franqueados parceiros, está enfrentando a concorrência de uma série de marcas chinesas lideradas pela Xiaomi Corp.

A empresa quer evoluir em marketing online, lançando itens voltados para a geração de millennials, em um esforço para se reinventar como uma "marca mais jovem" e encontrando um novo amor ao fechar acordo de patrocínio do críquete, um dos esportes mais populares da Índia.

A Samsung também pretende desenvolver um centro como ponto de encontro de startups e grupos de venture capital, acrescentou Singh.

A Apple vende seus aparelhos móveis na Índia por meio de revendedores e tem uma escassa participação de mercado de 1 por cento no país.

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