Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Samsung Odyssey Neo G9 e Ark 2 chegam ao Brasil com Dual 4K e até 240 Hz

Monitores mais extremos da Samsung, o Odyssey Neo G9 G95NC e o Ark de 2ª geração chegam ao Brasil com telas de até 57 polegadas Dual 4K e 240 Hz

13 out 2023 - 11h46
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante a Brasil Game Show 2023, a Samsung anunciou duas grandes novidades para o público gamer brasileiro: os monitores Odyssey Neo G9 de 57 polegadas (GN95C) e Samsung Odyssey Ark de segunda geração. Soluções extremas para entusiastas, os lançamentos chegam ao país tendo entre os destaques a primeira tela Dual 4K do mercado, taxas de atualização de até 240 Hz e aprimoramentos na função Multi View, mas cobram preços bem elevados pelos benefícios.

Foto: (Imagem: Divulgação/Samsung) / Canaltech

Modelo que mais chama atenção entre os dois, o Samsung Odyssey Neo G9 é o primeiro monitor do mundo a contar com uma tela Dual UHD, ou seja, sua resolução de 7680 x 2160 pixels equivale a duas telas 4K posicionadas lado a lado. As dimensões extremas também se estendem para a proporção, de 32:9, sendo atraente para quem quer abrir programas sem comprometer o espaço das janelas, ou preparar um simulador mais imersivo sem ter de lidar com as divisórias de múltiplos monitores, por exemplo.

A gigante sul-coreana promete ainda uma elevada qualidade de imagem, havendo por aqui um painel VA LCD com tecnologia Mini LED — são utilizadas 2.392 zonas de iluminação que se acendem e apagam de forma independente para proporcionar brilho mais intenso e pretos mais profundos.

Com 57 polegadas e taxa de atualização de 240 Hz, o Samsung Odyssey Neo G9 G95NC é o primeiro monitor do mundo a contar com resolução Dual 4K (Imagem: Divulgação/Samsung)
Com 57 polegadas e taxa de atualização de 240 Hz, o Samsung Odyssey Neo G9 G95NC é o primeiro monitor do mundo a contar com resolução Dual 4K (Imagem: Divulgação/Samsung)
Foto: Canaltech

Se não entrega o mesmo nível de contraste do OLED, o novo Neo G9 seria muito superior a uma tela LED tradicional, também assegurando brilho intenso para o HDR no padrão HDR10+, que atinge 1.000 nits segundo a certificação DisplayHDR 1000, sem deixar de lado as cores intensas com cobertura de 95% da gama DCI-P3.

Por ser focado no público gamer, diversos recursos pensados para jogos estão presentes: a taxa de atualização é de 240 Hz, o tempo de resposta prometido é de 1 ms (GtG) e tecnologia de taxa de atualização variável (VRR) AMD FreeSync Premium Pro está embarcada, sincronizando a placa de vídeo e o monitor para eliminar a quebra de quadros (tearing), mesmo com HDR ativado. Além disso, há iluminação RGB configurável com função CoreSync, que reproduz as cores dos games para buscar oferecer maior imersão.

No momento do lançamento, apenas donos de placas Radeon RX 7000 podem tirar máximo proveito das capacidades do Odyssey Neo G9 — as placas mais recentes da AMD são as únicas com DisplayPort 2.1 (Imagem: AMD/YouTube)
No momento do lançamento, apenas donos de placas Radeon RX 7000 podem tirar máximo proveito das capacidades do Odyssey Neo G9 — as placas mais recentes da AMD são as únicas com DisplayPort 2.1 (Imagem: AMD/YouTube)
Foto: Canaltech

Uma notícia desagradável para donos de PCs com placas da Nvidia é que apenas GPUs mais recentes da AMD, da família Radeon RX 7000, conseguem oferecer sinal para aproveitar a capacidade máxima do Neo G9. Isso não é uma limitação de desempenho, mas sim das portas de vídeo: apenas as RX 7000 têm portas DisplayPort 2.1, com largura de banda suficiente para alimentar a tela Dual 4K a 240 Hz.

No momento de lançamento do monitor, quem possui uma GeForce, incluindo a RTX 4090, poderá usa-lo normalmente, mas será limitado a taxas de atualização ou resoluções mais baixas. Dito isso, espera-se que futuras gerações de GPUs do time verde devam vir embarcadas com DisplayPort 2.1, aspecto que deve ser levado em conta na hora da compra.

O que todos os usuários podem aproveitar são os recursos de multitarefa, pensados para proporcionar um uso melhorado do grande espaço de tela. Além do tradicional Picture-in-Picture (PiP), que exibe um segundo sinal de vídeo em uma janela menor, há o Picture-by-Picture (PbP), dividindo o painel em dois para exibir os sinais lado a lado, como se houvesse dois monitores, e switch KVM, para controlar tudo usando apenas um conjunto de mouse e teclado.

Fechando o pacote, o Samsung Odyssey Neo G9 possui base com ajustes de rotação, inclinação e altura, função Auto Souce Switch Plus, que troca automaticamente o sinal de vídeo quando o videogame ou o computador são ligados, e um hub USB integrado.

Odyssey Ark 2nd Gen. aprimora multitarefas

Apesar de parecer mais extremo, o Samsung Odyssey Ark 2 se mantém quase idêntico ao modelo de primeira geração, lançado no Brasil na BGS 2022. As diferenças estão nas capacidades de multitarefa fornecidas pela função Multi View, um dos pontos fortes do modelo anterior, mas que era de certa forma limitado.

O lançamento traz de volta a tela VA LCD de iluminação Mini LED de 55 polegadas, com resolução 4K e taxa de atualização de 165 Hz, acompanhados de HDR com HDR10+, tempo de resposta prometido de 1 ms (GtG) e VRR com AMD FreeSync Premium Pro. Há ainda 1.056 zonas de iluminação, 95% de cobertura da gama de cores DCI-P3 e acabamento fosco para reduzir os reflexos no painel.

Com 55 polegadas, resolução 4K e taxa de 165 Hz, o Samsung Odyssey Ark 2nd Gen. é muito similar ao antecessor, trazendo como novidades as melhorias no multitarefas (Imagem: Divulgação/Samsung)
Com 55 polegadas, resolução 4K e taxa de 165 Hz, o Samsung Odyssey Ark 2nd Gen. é muito similar ao antecessor, trazendo como novidades as melhorias no multitarefas (Imagem: Divulgação/Samsung)
Foto: Canaltech

Mais inteligente que o irmão menor, sendo uma espécie de TV transformada em monitor, o Odyssey Ark 2nd Gen. combina processador potente, o "Neural Quantum Processor Ultra", com o sistema operacional Tizen, mesmo adotado nos televisores da Samsung. A configuração proporciona recursos de IA para tratamento de imagem e som, acesso a apps variados de streaming de vídeo como YouTube e Netflix, bem como inclui o Gaming Hub, a central de games da Samsung com streaming de jogos via Xbox Cloud Streaming e Nvidia GeForce NOW.

Diferencial do modelo com as maiores mudanças em relação à primeira geração, o Multi View foi melhorado e agora permite a exibição de imagem de quatro sinais diferentes de vídeo ao mesmo tempo. A má notícia é que não está claro se é possível conectar mais de um computador — o material oficial cita "um PC e três consoles". Ao usar o "Modo Cockpit", quando o Ark 2 é rotacionado em 90°, apenas três dispositivos podem exibir sinal simultaneamente, número ainda respeitável.

Completam a ficha técnica a switch KVM, o sistema de som de 2.2.2 canais com Dolby Atmos e potência de 60 W (RMS), o grande controle remoto Ark Dial, com enormes botões para acessar comandos rápidos do monitor, curvatura bem acentuada de 1000R, hub USB e as configurações da Game Bar, incluindo ajustes para proporções de imagem diferentes (16:9, 21:9 ou 32:9) e zoom de minimapa.

Preço e disponibilidade

Os novos Samsung Odyssey Neo G9 e Odyssey Ark 2nd Gen. já estão disponíveis para compra no site oficial da marca e principais varejistas do Brasil, com preços sugeridos bastante salgados de R$ 18.999 e R$ 21.499, respectivamente.

Para amenizar o custo elevado, a companhia está oferecendo brindes de peso para usuários que adquirirem um dos monitores entre os dias 11 a 22 de outubro: quem comprar um Odyssey Neo G9 leva um Galaxy S23, enquanto compradores do Odyssey Ark 2 recebem um Galaxy S23 Plus. O resgate é feito pelo portal Samsung Para Você.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade