Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Samsung pode lançar notebook com Exynos e híbrido de DeX e ChromeOS

Novo rumor sugere que a Samsung pode tentar mesclar sua experiência de desktop com o ChromeOS em um novo notebook, equipado com um Exynos desconhecido

18 mai 2023 - 15h19
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A Samsung pode estar trabalhando em um novo Chromebook especial pensado para o ecossistema da gigante, segundo um rumor divulgado pelo leaker Connor (@OreXda). De codinome DeXBook, o aparelho combinaria o ChromeOS do Google com o DeX, o modo desktop presente nos celulares e tablets da marca, além de trazer um chip Exynos desconhecido. A novidade chegaria ainda acompanhada do já bastante especulado laptop Windows com processador proprietário da sul-coreana.

De acordo com o rumor, cujos detalhes são escassos, o projeto do DeXBook seria baseado na combinação do Samsung DeX com o ChromeOS, mas não se sabe exatamente como isso aconteceria — a junção poderia ser algo similar à One UI Book, o conjunto de software customizado inserido pela gigante no Windows sem mexer profundamente no sistema, ou mesmo uma proposta completamente nova.

Mais interessante é que o aparelho utilizaria um chip Exynos, fabricado em um dos processos mais antigos da companhia, da classe de 7 nm ou 5 nm. Considerando esse ponto, também não é possível dizer se o componente seria um modelo já lançado, como o Exynos 2100 (do Galaxy S21) e o Exynos 9825 (presente no Galaxy Note 10 Plus), ou se estaríamos diante de uma solução inédita que, com sorte, poderia empregar uma GPU com tecnologia da AMD.

Ainda segundo Connor, o DeXBook seria apresentado ao lado de um novo Galaxy Book com Exynos, integrante da iniciativa da Samsung de se fortalecer na plataforma Windows On ARM, em que há quase domínio total de notebooks com Snapdragon. Este segundo modelo já circulava em rumores desde que a parceria com a AMD foi anunciada, e pode trazer um Exynos mais poderoso para aproveitar o maior espaço para resfriamento, tendo justamente os gráficos de alta performance como principal diferencial.

Na verdade, o próprio DeXBook não é exatamente uma novidade, tendo sido especulado há mais de 3 anos pela mídia sul-coreana, mas em um formato bem diferente: o dispositivo seria uma espécie de monitor portátil de 14,1 polegadas com bateria de 10.000 mAh para permitir que o usuário utilizasse o DeX do celular em qualquer lugar. Ao que parece, o conceito pode ter mudado radicalmente e se tornado algo maior.

Foto: Divulgação/Samsung / Canaltech

Dito isso, é importante lembrar que todas essas informações são rumores e, mesmo que sejam verdadeiras, podem nunca sair do papel. A única conclusão que se pode tirar desses projetos é que a Samsung deve começar a investir cada vez mais em seu portfólio de notebooks, algo que já pode ser percebido nos recursos avançados presentes na recente família Galaxy Book 3 — marcada para estrear no Brasil em breve.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade