Samsung quer ‘matar’ o happy hour obrigatório sul-coreano
Hoesik é cultura comum na Coreia do Sul, com os funcionários saindo para beber vários drinques em vários bares
A Samsung está preparando mudança em suas políticas empresariais, como limitar o happy hour obrigatório dos funcionários. A prática conhecido como hoesik (do coreano, “jantar dos colaboradores”), é comum na Coreia do Sul, com os trabalhadores indo a vários bares, restaurantes, karaokês, bebendo diferentes drinques em cada local e misturando cerveja com o soju, uma bebida popular no país.
Mas as novas normas da empresa sul-coreana indicam que os trabalhadores devem ir a apenas um local, beber apenas um tipo de álcool e encerrar a “bebedeira” às 21h, na regra conhecida como “1-1-9”. A mudança ainda tende a liberar os funcionários mais jovens do hoesik. "Os trabalhadores mais novos já não são mais forçados a ficar. E os funcionários mais velhos agora tomam cuidado para não chatear seus subordinados”, disse um trabalhador da Samsung à Reuters.
Além do happy hour obrigatório, a empresa ainda pretende colocar mais horas flexíveis e relaxar as regras de vestimentas, devido os problemas que a companhia enfrenta com uma possível crise de sucessão em seu comando e a perda de parte do mercado de smartphones. No entanto, a Samsung está enfrentando dificuldades para matar o hoesik - a prática é comum nas segundas-feiras - que é uma parte da cultura do país, o maior consumidor de álcool do mundo na atualidade, 13,7 doses por semana, segundo o Euromonitor.