Santos será a 1ª cidade do Brasil a ter acesso a imagens de satélite e análise por IA
Imagens serão geradas a cada 30 minutos, com uma resolução de 10 metros, captadas a partir de milhares de satélites em órbita do planeta
A cidade de Santos (SP) será a primeira do Brasil a usar imagens de satélite e análises das imagens — por meio de inteligência artificial — para enfrentar riscos climáticos causados por chuvas e se precaver dos riscos de deslizamentos de encostas.
Os mapas e as análises devem incluir 16 diferentes parâmetros para previsão de riscos de deslizamentos, como susceptibilidade do solo, densidade populacional e nível de encharcamento do terreno.
De acordo com a prefeitura de Santos, que teve acesso à tecnologia por meio de um convênio com a empresa Quasar Space, as imagens serão geradas a cada 30 minutos, com uma resolução de 10 metros, captadas a partir de milhares de satélites em órbita do planeta.
“Santos é a primeira cidade do país a ter acesso a essa tecnologia, que é brasileira e patenteada. O objetivo da Quasar Space com a parceria é ajudar o poder público com o que há de mais moderno, proporcionando uma melhor administração. Salvar vidas é a nossa contribuição”, disse Thais Franco, porta-voz da Quasar Space, em comunicado.
As informações estarão disponíveis nos próximos dias, segundo a prefeitura. Nesse período, os engenheiros da Quasar farão o treinamento para uso e calibração do software.
Ao começar a operar, o sistema poderá emitir alertas para os órgãos públicos em caso de detecção de riscos.
A Quasar Space explica, em seu site, que utiliza o poder das mais potentes constelações espaciais de imageamento para coletar dados geofísicos, monitorar processos e auxiliar na tomada de decisões.
"Isto significa que o trabalho que antes dependia de drones e equipe especializada local, agora pode ser realizado de forma totalmente remota, através de bandas multiespectrais e de radares de abertura sintética que continuamente mapeiam a superfície completa do planeta", disse a empresa.