Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Satélite registra erupção de vulcão liberando nuvem de cinzas na Rússia

O vulcão Shiveluch, na Rússia, entrou em erupção e liberou uma nuvem de cinzas que se espalhou por uma área de mais de 100 mil quilômetros quadrados

11 abr 2023 - 18h51
(atualizado às 19h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão Shiveluch, um dos mais ativos da Rússia, entrou em erupção no início da madrugada desta terça-feira (11), liberando a maior quantidade de detritos registrada nos últimos 60 anos. As nuvens de partículas da erupção foram registradas pelo satélite meteorológico HIMAWARI-9, do Japão.

Foto: NASA / Canaltech

Operado pela Agência Meteorológica do Japão, o satélite capturou imagens que ajudam a visualizar como a nuvem de cinzas se espalhou pelo leste da Rússia. Em uma das sequências, as nuvens aparecem subindo a cerca de 18 km de altitude, enquanto seguem na direção sudeste:

Já outra imagem do satélite mostra uma massa de dióxido de enxofre, que segue em uma direção que se afasta do vulcão. O gás é formado pela

atividade vulcânica

e, se for inalado em altas concentrações, é tóxico para a saúde.

Segundo informações do Levantamento Geofísico da Academia Russa de Ciências, as cinzas caíram em uma área de 108 mil quilômetros quadrados. Já o vilarejo Klyuchi, a cerca de 50 quilômetros do vulcão, ficou coberto por uma camada de cinzas que chegou a 8 cm de espessura.

Localizado na península Kamchatka, o vulcão Shiveluch é considerado um dos mais ativos do mundo e entra em erupção constantemente desde 1999. Esta erupção mais recente foi tão intensa que oficiais fecharam o espaço aéreo próximo, orientaram moradores a permanecerem em casa e fecharam algumas escolas.

Fonte: AP

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade