Saúde de astronautas 'presos' no espaço preocupa após nova foto divulgada pela Nasa
Sunita Williams e Barry Wilmore estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS) há 153 dias
Novas imagens de Sunita Williams e Barry Wilmore, astronautas da Nasa que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) há 153 dias, causaram preocupação com seu estado de saúde. A dupla está na ISS desde 6 de junho, após o Boeing Starliner que os levou ao espaço ter apresentado problemas técnicos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Uma das fotos divulgadas pela Nasa mostra os dois juntos durante uma refeição. Sunita parece abatida, enquanto Barry aparenta ter emagrecido.
Na imagem, os astronautas compartilham um jantar improvisado composto por pizza de pepperoni, ketchup, mostarda e nozes. Embora exibam um certo bom humor, a expressão abatida de ambos é notável.
“O que você está vendo ali na foto é alguém que eu acho que está passando pelo estresse natural de viver em uma altitude muito alta, mesmo em uma cabine pressurizada, por longos períodos”, disse o Dr. Vinay Gupta ao Daily Mail. Segundo o médico, a perda de peso dos astronautas se deve a um “significativo” déficit calórico, já que o corpo humano queima mais calorias no espaço devido às baixas temperaturas e às condições locais.
No entanto, o emagrecimento não é o único problema. Gupta ressaltou que a atrofia muscular é uma preocupação maior para pessoas que passam tanto tempo no espaço.
“Eles estão ingerindo alimentos muito calóricos, como você pode ver --frios e, você sabe, outras carnes, proteínas, mas frios ricos em gordura --não é necessariamente uma dieta balanceada”, explicou o médico.