Se você sempre escova os dentes após as refeições, a ciência tem algo a te dizer: você está fazendo isso errado
Nunca imaginei que estava escovando os dentes tão mal, mas é verdade
"Quase todo mundo escova os dentes", concluiu um grupo de pesquisadores da Universidade de Gotemburgo em 2012. O problema é que "apenas um em cada 10 faz isso corretamente". Os resultados se referiam à Suécia, mas, pelo que sabemos, continuam sendo perfeitamente válidos no restante do mundo ocidental: dedicamos uma quantidade desproporcional de tempo e recursos para escovar os dentes de forma errada.
Não é culpa apenas dos cidadãos
Como explicou a BBC, os estudos encontraram pelo menos "66 tipos diferentes de conselhos de especialistas, às vezes contraditórios entre si". Então, nos perguntamos... o que diz a evidência disponível sobre escovar os dentes?
Como escovar os dentes?
A forma mais eficaz de escovar os dentes é entender o motivo pelo qual estamos fazendo isso. Normalmente, acreditamos que escovamos para remover a comida da boca, mas há algo mais. Os dentes desenvolvem uma camada densa de biofilme (a placa bacteriana) que os envolve e que não é fácil de eliminar só com um enxágue.
Escovamos os dentes para remover manualmente, na medida do possível, essa camada pegajosa. E remover essa camada dos dentes e das gengivas, claro.
Existem várias técnicas para isso, mas agora vamos focar no mais importante: "não se deve fazer o movimento de forma horizontal, o pincel deve se mover das gengivas em direção à parte inferior do dente", explicava o dentista Juan Casado Adán. E deve-se escovar todos os dentes, um a um, sem muita pressão e sem pressa.
Quantas vezes devemos ...
Matérias relacionadas