SearchGPT: OpenAI esquenta briga com Google e libera ferramenta de buscas para todos os usuários
Anteriormente, recurso só estava disponível para assinantes do ChatGPT
Em mais um passo em direção ao fim do monopólio de pesquisas do Google, a OpenAI anunciou, nesta segunda-feira, 16, que o SearchGPT - ferramenta de pesquisas da empresa - estará disponível para todos os usuários do chatbot. A nova versão conta com melhorias, comando por voz e, também, é mais rápida.
A ferramenta combina a interação em linguagem natural com a capacidade de buscar e processar dados da web em tempo real. A novidade, que integra o mecanismo de busca à interface do chatbot, permite o acesso a links para as fontes utilizadas pela IA. Ou seja, ao pesquisar uma sugestão de restaurante, por exemplo, o chatbot fornecerá fontes com links da web.
Diferentemente dos buscadores tradicionais, que exibem uma lista de links como resultado de uma pesquisa, o SearchGPT organiza e interpreta as informações encontradas na web, fornecendo respostas diretas, contextualizadas e complementadas por links para as fontes originais. A funcionalidade permite que os usuários verifiquem a veracidade das informações, além de contribuir para a transparência e a confiabilidade da ferramenta.
O SearchGPT apresenta algumas claras vantagens em relação a outros buscadores e assistentes de IA. A interface é mais limpa e suas respostas, mais diretas, sem a presença de links patrocinados e outros elementos que podem distrair o usuário, uma das principais características do Google, principal concorrente. Comparado ao Gemini por exemplo, a ferramenta consegue acessar dados mais atualizados, o que lhe permite fornecer respostas mais precisas e relevantes sobre eventos recentes. Além disso, o SearchGPT apresenta um menor risco de "alucinações", ou seja, a geração de respostas falsas ou enganosas.
A nova versão conta com pesquisas com comando de voz com a IA. De acordo com os testes realizados na transmissão ao vivo da empresa, a IA por voz funciona de forma muito natural, como se fosse uma conversa, entendendo até mesmo interrupções de fala do usuário.
Os usuários gratuitos do ChatGPT não precisam criar uma conta para acessar o chatbot. Entretanto, agora, para acessar o SearchGPT gratuitamente, o usuário precisará criar uma conta na plataforma.
*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani