Não caia no golpe do Catfishing.
Na internet o que não falta é golpe para vitimar pessoas desavisadas. Entre eles, está o catfhing, um tipo de golpe em que a pessoa cria um sockpuppet ou uma identidade falsa para enganar e provocar a vítima com ataques de bullying ou romance fake.
Geralmente os criminosos encontram suas vítimas em rede sociais ou sites de namoro. Eles conversam com as vítimas até adquirirem confiança para aplicarem o golpe, frequentemente pedindo favores em dinheiro. Os golpistas se utilizam de situações que apelam para o emocional da vítima, como assistência médica ou custos da viagem para se encontrarem.
Segundo pesquisas do FTC (Federal Trade Commission, dos EUA), a maioria das vítimas tem em torno de 40 a 69 anos. Porém, as vítimas com mais de 70 é que são mais atingidas e que normalmente pagam os valores mais altos para os golpistas.
Para não cair nesse tipo de armadilha, algumas recomendações são indispensáveis:
- desconfie sempre de pessoas que estejam te forçando a fazer algo que você não queira;
- não vá com muita sede ao pote;
- conheça melhor com quem você está se relacionando nas redes;
- pesquise o perfil - cheque se a foto está veiculada a outros nomes;
- se a pessoa do outro lado não quer marcar um encontro real em algum local público, desconfie.
- a mesma coisa vale se o galanteador não quer trocar mensagens por voz;
- não fale nada muito pessoal.
A dica é não se sentir pressionado. Se suspeitar, bloqueie a pessoa e faça uma varredura com um antivírus de confiança, como o Terra Antivírus que oferece produtos e soluções que irá