WhatsApp no alvo dos programas de espionagem
Spyware colocou em risco usuários do aplicativo
Em maio de 2019 aconteceu um evento curioso em uma das redes sociais mais acessadas do mundo: o aplicativo WhatsApp ficou vulnerável por horas em decorrência de uma tentativa de invasão e os usuários tiveram seus perfis expostos à hackers.
O que aconteceu
Uma enorme falha de segurança deixou o WhatsApp vulnerável a um ataque de spyware. A brecha permitia que o software fosse instalado via ligação de voz, mesmo sem que o usuário atendesse ao chamado, que por muitas vezes desaparecia do histórico da conversa. Esse ataque permitia a instalação secreta de spyware que transformaria o telefone em um espião remoto. O programa de espionagem foi desenvolvido por uma empresa de cibervigilância israelense: a NSO Group. O que aconteceria depois era a transmissão do conteúdo criptografado, como mensagens privadas, localização e até mesmo a ativação de câmeras e microfones.
Conforme a The Citizen Lab “O Pegasus também parece estar sendo usado por países com registros duvidosos de direitos humanos e histórias de comportamento abusivo dos serviços de segurança do Estado.” Há indícios de possíveis temas políticos colocando em dúvida se a tecnologia está sendo usada de maneira legal. Foram encontradas suspeitas de infecções por NSO Pegasus associadas a 33 dos 36 operadores Pegasus*.
O NSO Group negou as acusações, e declarou ao Financial Times que não poderia utilizar sua tecnologia por conta própria contra usuários comuns ou organizações.
Pesquisadores descobriram que o uso de spyware vem aumentando e o foco é atingir ativistas, legisladores, políticos, advogados de famílias e jornalistas de cartéis ilegais. O WhatApp pediu para que todos os seus usuários atualizassem suas contas para a última versão para evitar risco
de novos ataques.
Como observamos cada vez mais o spyware está chegando aos dispositivos móveis. Por isso, é importante perceber que a segurança é algo fundamental enquanto se navega pela web. Deixe suas atualizações sempre no automático, fique atento a links suspeitos e ao fazer download de
softwares de procedência duvidosa. A sugestão mais eficaz é ter instalado softwares de segurança como o Terra Antivírus que oferece soluções que protegem sua família e toda sua casa.
*Software de espionagem usado pelo governo Mexicano
Fonte: The Guardian