Selfie natural? Filtros de stories do Instagram serão desativados a partir de hoje
Agora, somente os efeitos criados pela própria empresa poderão ser usados
A notícia não é boa para quem está acostumado a usar aqueles filtros "embelezadores", com desenhos ou até mesmo os mais engraçadinhos nos stories. A partir desta terça-feira, 14, a Meta vai desativar todos os efeitos desenvolvidos por terceiros no Instagram e no Facebook. Agora, somente os filtros criados pela própria empresa poderão ser usados.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Apesar do dia 'D' ter sido marcado para esta terça, a mudança já era esperada há algum tempo. A big tech anunciou a decisão em agosto do ano passado. Na ocasião, a Meta informou o fim da plataforma Spark, usada por criadores e marcas para desenvolver apps e filtros de realidade aumentada.
Dentro disso, se incluem os filtros com maquiagem digital, cílios, aqueles que afinam o rosto e até mesmo os de desenhos e joguinhos.
A mudança, segundo a Meta, foi pensada para priorizar outras funcionalidades que "vão atender melhor às necessidades futuras dos consumidores e clientes corporativos". A empresa, no entanto, não especificou quais ferramentas novas estão sendo desenvolvidas.
Com o fim da Spark, todos os filtros de criadores independentes e marcas serão descontinuados. Quem não abre mão dos efeitos para uma boa selfie ou registros do dia a dia, ainda poderá usar os desenvolvidos pela própria Meta para o Instagram, Messenger e Facebook.
A "era" dos filtros embelezadores e de distorção começou em 2017, quando a funcionalidade foi lançada pelo Instagram. Desde então, mais de 600 mil pessoas criaram efeitos para a plataforma, em mais de 190 países. A informação é da Meta.
De lá para cá, vários famosos entraram na tendência e também criaram seus próprios filtros na plataforma, como Yasmin Brunet, Anitta e Carlinhos Maia. Só a filha de Luiza Brunet conta com mais de 30 máscaras de efeito desenvolvidas em seu perfil.