Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sem likes e fotos antigas sumindo: veja motivos do sucesso do app BeReal

Aplicativo propõe o oposto do Instagram, com fotos espontâneas em um período curto de tempo; entenda o que tem dado certo na plataforma

10 set 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
BeReal tem feito sucesso principalmente com universitários
BeReal tem feito sucesso principalmente com universitários
Foto: BeReal

Depois de muitas denúncias sobre redes sociais abalarem nossa saúde mental, o BeReal (Android | IOS) está chamando a atenção por ir na contramão disso. O aplicativo está fazendo sucesso principalmente entre usuários do TikTok, Twitter e estudantes universitários no geral e já constou entre os mais baixados da Play Store e da App Store. Mas por que?

A proposta do BeReal é de que você possa compartilhar com seus amigos os momentos mais espontâneos do seu dia, sem ter tempo para colocar uma maquiagem ou posar na melhor luz. Todos os dias, em um horário aleatório definido pelo app, e que varia de acordo com o país, os usuários recebem a notificação: “⚠️ Time to BeReal. ⚠️”, e a partir daí, têm dois minutos para tirar suas fotos. 

Um dos sinais do sucesso é que o Instagram já está testando a função das “fotos aleatórias” com o nome de Candid Challenges, segundo Alessandro Paluzzi, desenvolvedor que trabalha com engenharia reversa para aplicativos.

E sim, são duas fotos: uma selfie e uma foto virada para trás, as duas tiradas simultaneamente. Se você atrasar, as fotos são marcadas como “atrasadas”. E ah, você não pode ver os posts dos seus amigos se você não postar primeiro. Apresentamos abaixo alguns dos motivos pelos quais o BeReal está bombando mundo afora.

Ninguém pode editar ou colocar filtros

Uma das grandes vantagens do BeReal é que nem você nem nenhum dos seus amigos pode editar as fotos ou colocar filtros nelas. Ou seja, se você postar a sua foto no prazo estipulado dos dois minutos, ela vai se somar às outras fotos “reais” dos seus amigos. A ideia é que ninguém esteja competindo ou se comparando sobre quem está mais ou menos bonito ou influente – o que conta mais é a criatividade.

Você reage com “RealMojis”

Já estamos acostumados a usar os famosos emojis como reação para tudo. Agora imagine se eles fossem exatamente iguais à sua reação na vida real? Pois é, o BeReal permite que você use selfies para representar cada emoji e mostre as suas reações diante das fotos dos seus amigos, exibidas em um feed. 

No BeReal, você pode reagir com "RealMojis", que são selfies suas que representam cada emoji
No BeReal, você pode reagir com "RealMojis", que são selfies suas que representam cada emoji
Foto: BeReal

Fotos somem a cada novo post

Toda vez que aparece uma notificação do aplicativo que é “hora de ser real”, todas as publicações anteriores que tinham sido postadas são removidas. A ideia é justamente que você não fique olhando de novo e de novo as fotos que mostrou para as pessoas. Por outro lado, se você quiser rever posts antigos, pode acessar sua tela “Memories”, que é em formato de calendário, similar aos stories do Instagram. Lá, só você consegue ver suas memórias, e mais ninguém tem acesso a isso. 

Não tem “likes”

Um dos aspectos mais problemáticos de redes como o Instagram são as curtidas, que geram uma competição por maiores números. A rede social até criou uma alternativa para não exibir mais “Curtido por x, y e outras 200 pessoas”, substituindo por “Curtido por x, y e outras pessoas” (se você quiser, ele ainda pode mostrar). Isso não existe com o BeReal porque simplesmente não existe a lógica das curtidas. Além disso, as pessoas envolvidas ali costumam ser mais próximas de você, como seus amigos mesmo. No entanto, também há a opção de postar para toda a comunidade, em “Discovery”.

Menos tempo de uso

Enquanto outros apps podem nos fazer entrar em um loop infinito de conteúdos, o BeReal parece não estimular tanto esse uso prolongado. Isso acontece porque você entra no app para tirar suas fotos e ver as fotos dos seus amigos, além de poder reagir e comentar, coisa que não costuma demorar tanto tempo assim. Essa poderia ser uma prática comum também em outros apps, mas normalmente a própria lógica da plataforma faz com que comecemos a “stalkear” outras pessoas e procrastinar com conteúdos nem tão interessantes assim. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade