Sem tijolo e sem reboco: conheça modelo de casa 3D à venda no Brasil
Protótipo residencial feito com impressão 3D tem 57m² e já está disponível para ser visitado em Nova Lima, Minas Gerais
Protótipo de casa impressa em 3D foi construído em Nova Lima/MG e empreendimento será construído na região da Costa do Descobrimento/BA com tecnologia de microconcreto e uso de impressora de 3 toneladas.
Um novo tipo de residência já está no mercado: uma casa sem areia, reboco e tijolo, feita somente com impressão 3D. Apesar da sensação futurista que acompanha essa nova opção, ela é bem mais simples do que parece.
Há um protótipo de uma casa 3D à mostra na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais, com acabamentos, louças e mobiliário.
A empresa que construiu o empreendimento, a Cosmos 3D em parceria com o Grupo Katz, afirma que a técnica utilizada faz estruturas de microconcreto, uma matéria prima que tem como premissa levar mais resistência, economia e durabilidade para as construções.
O primeiro imóvel da Cosmos 3D foi vendido por R$ 120 mil e será construído na região da Costa do Descobrimento, na Bahia. O espaço tem 57m², com sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios, também podendo ser um quarto e um escritório.
Sobre a impressora
A impressora, que deu vida à ideia, pesa algo em torno de três toneladas. A tecnologia permite que o controle seja feito por software ou robô, o que possibilita um desperdício quase nulo de materiais e uma atenção diferenciada nos detalhes.
Neste primeiro modelo, foram necessários oito dias para a conclusão da obra, sendo quatro para o processo de impressão, dois para a montagem e outros dois para acabamentos e decorações. Mesmo sendo impressa, Katz disse ao G1 que a obra precisa de fundação.
Questões legais
Independentemente do tipo de construção que está sendo feita, com tecnologias e técnicas novas ou não, todos os empreendimentos precisam seguir as determinações legais e da engenharia civil, além de também ser necessária a aprovação do projeto arquitetônico pela prefeitura da cidade.
Outra exigência que permanece é a do responsável técnico, aquele que vai executar o projeto. Tanto o responsável quanto a empresa que está promovendo a obra precisam ser devidamente habilitados.
Em qualquer obra, é necessário realizar o projeto hidrossanitário, que mostrará toda a distribuição de água e esgoto do local; a fundação, que garante a estabilidade da construção; a parte arquitetônica e a de eletricidade.