Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Senadores dos EUA vão investigar NSA em espionagem de webcams

NSA e agência de espionagem britânica teriam interceptado imagens de webcam de usuários do Yahoo!

28 fev 2014 - 16h06
Compartilhar
Exibir comentários

Três senadores americanos vão investigar o papel da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) no caso de espionagem no Reino Unido, segundo o The Guardian. Nesta quinta-feira, 27, o jornal revelou que a agência de espionagem britânica interceptou e armazenou imagens de webcam de mais de 1,8 milhão de usuários do Yahoo! com a ajuda da NSA.

De acordo com a publicação, as imagens eram coletadas através de um programa específico do GCHQ (o centro de escutas britânico) chamado Nervo Ótico, que usa tecnologia de reconhecimento facial para identificar alvos. O jornal afirmou que seleção de imagens não levava em consideração se as pessoas espionadas eram suspeitas de algum delito. Essas informações fazem parte dos documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, asilado em Moscou desde 2013 após ter revelados dados do programa de espionagem americano.

Os senadores Ron Wyden, Mark Udall e Martin Heinrich disseram em comunicado que “qualquer envolvimento das agências dos Estados Unidos nas atividades alegadas será examinado de perto”. “Se essa notícia for correta, mostra uma falta de respeito de tirar o fôlego pela privacidade e liberdades civis de cidadãos que cumprem a lei”, afirmaram. Os três políticos são todos membros do comitê de inteligência do Senado.

A Associação da Internet, formada por empresas como Google, Amazon, eBay, Netflix e Twitter - também se manifestou sobre as acusações de espionagem, definindo-as como “alarmantes” e pedindo aos governos que ajam imediatamente para reformar as leis que regulam a vigilância e a coleta de dados de usuários da internet.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade