Sensor inteligente fecha janelas ao detectar chuva
Esquecer alguma janela aberta ao sair de casa não é tão raro de acontecer. Para evitar que o morador seja surpreendido pela chuva, ventos fortes ou outra mudança brusca no tempo, o instituto alemão Fraunhofer IIS está desenvolvendo um sensor magnético que monitora se as janelas estão fechadas ou abertas. A tecnologia é capaz de efetuar fechamento automático das aberturas, além de permitir o acompanhamento remoto via smartphone.
O sensor 3D fica embutido na moldura da janela e opera com um módulo de comunicação por radiofrequência e um microcontrolador, emitindo informações para uma estação base, que pode ser um computador, um tablet ou um celular. Para certificar a proteção completa, cada aparelho possui um chip que emite um sinal e gera um campo magnético. A transmissão de dados sem fio entre os módulos é garantida com alcance entre 20 e 30 metros - o que determina o espaço máximo entre as janelas.
A precisão do dispositivo, segundo informações da desenvolvedora, são suficientes para que o sistema acuse inclusive quando uma janela está mal fechada. À prova de falsificações, o dispositivo também impede arrombamentos, uma vez que o ímã não pode ser removido sem que isso seja avisado ao proprietário.
A tecnologia não precisa de eletricidade ou bateria para funcionar. Segundo a Fraunhofer IIS, o sensor conta com geradores termoelétricos, captando a luz solar ou o calor ambiente para transformá-los em energia. Ainda em fase de testes, o protótipo deve começar a ser fabricado em larga escala até o fim deste ano pela empresa Seuffer.
