Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Serviço da Amazon já está presente em 190 países

7 nov 2012 - 08h03
Compartilhar

Criada em 2006, a Amazon Web Services (AWS) surgiu para oferecer serviços de infraestrutura na nuvem baseados na mesma plataforma tecnológica utilizada nos serviços de compra online da empresa, o que atraiu um grande número de clientes nos últimos seis anos. Desde seu lançamento, a AWS, divisão especial da companhia para tecnologia na nuvem, passou a oferecer um datacenter completo para as companhias que desejavam economizar tempo e dinheiro com esse serviço, apostando na praticidade para atrair novos usuários. "Hoje, a AWS possui centenas de milhares de clientes - de startups a grandes empresas - em mais de 190 países", afirma José Papo, evangelista técnico da Amazon Web Services, profissional responsável por divulgar novos produtos e conceito no mercado de TI.

Criado em 2006, o sistema de Nuvem da Amazon é tido como um dos principais do mercado
Criado em 2006, o sistema de Nuvem da Amazon é tido como um dos principais do mercado
Foto: Shutterstock


Segundo Papo, o sistema de nuvem da Amazon teve como grande foco a redução do preço de seus serviços, baixando 11 vezes em cinco anos, especialmente por estar em um mercado com pouca concorrência até pouco tempo, além do investimento em um sistema flexível, que oferece diferentes possibilidades para vários públicos. "Como os negócios da AWS não demandam despesas de forma antecipada ou compromissos de longo prazo, as despesas de capital tornam-se variáveis, e os usuários pagam apenas pelos recursos que são utilizados, além de poderem adicionar ou lançar esses recursos sob demanda", explica. Dessa forma, a nuvem da Amazon se baseia em um sistema ágil e capaz de operar da mesma forma com diferentes modelos de programação, o que aumentou o seu número de usuários, segundo o evangelista técnico da AWS. "Empresas vão querer trabalhar com provedores de nuvem que não só armazenam conteúdos, mas também são ágeis e capazes de inovar e executar rapidamente", acrescenta.



Especialista destaca infraestrutura do serviço

Papo destaca que a Amazon deve continuar apostando na flexibilidade do seu sistema de nuvem, a fim de atrair um número maior de usuários que estão em busca de uma plataforma multifuncional. "Nos últimos cinco anos, tornamos a AWS disponível por meio de múltiplas plataformas, linguagens de programação e sistemas operacionais porque nossos clientes nos dizem que isso é o que mais importa para eles. Nós vamos continuar fornecendo aos clientes a máxima flexibilidade", ressalta.

Segundo o especialista em e-commerce e tecnologias da internet Paulo Lindoso, o grande diferencial da nuvem da Amazon é, além da versatilidade, a sua robustez, indo além de oferecer uma infraestrutura virtual para seus usuários. "Diferentemente de outros serviços de cloud, a Amazon foi mais longe, e oferece também serviço de email e outras ferramentas, sem a necessidade do cliente ter um servidor virtual", destaca. Para Lindoso, que afirma ter enfrentado apenas um problema técnico desde que começou a usar os serviços de nuvem da marca, em 2009, a AWS conseguiu firmar-se como líder no setor, o que tende a se repetir no futuro. "Se continuar pensando nos seus clientes, ela deve permanecer na liderança, pois tem experiência nesse serviço, em um mercado onde a confiança é muito importante", afirma.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra