Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Seu CPF pode estar cadastrado em celular de estranhos: veja como descobrir

Iniciativa da Anatel com as prestadoras de telefonia ajuda a identificar chips clonados

9 ago 2023 - 18h17
(atualizado em 10/8/2023 às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Anatel e operadoras criam iniciativa para localizar chips clonados através do número do CPF
Anatel e operadoras criam iniciativa para localizar chips clonados através do número do CPF
Foto: fdr

Descobrir o número do RG e do CPF de uma pessoa pode ser bastante acessível, uma vez que os dados são compartilhados em diversos estabelecimentos e cadastros que realizamos. Com isso, golpistas podem aproveitar a informação para vincular seu documento a uma linha telefônica ou clonar chips. 

Para casos como estes, as prestadoras VivoAlgar, Claro, Sercomtel e TIM se uniram com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em uma iniciativa para que seus clientes possam, pelo seu CPF, consultar se há alguma linha desconhecida vinculada à prestadora.

Se houver a confirmação, o usuário poderá solicitar o cancelamento da linha, segundo a Anatel. A agência esclarece que a consulta é válida apenas para linhas pré-pagas, ou seja, não há verificação de linhas telefônicas pós-pagas. 

Como deixar o celular Android mais rápido? Como deixar o celular Android mais rápido?

A Anatel deu início à primeira etapa deste projeto em 2019, com atualização cadastral junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o país.

Para fazer a consulta é simples. Basta acessar o site da Consulta Pré-Pago, inserir seus dados e dar início à pesquisa. Veja o passo a passo:

  • Acesse cadastropre.com.br;
  • Na página inicial, clique em "Consultar";
  • Digite seu CPF e clique novamente em "Consultar";
  • Caso haja linha pré-paga ativa em seu CPF, aparecerá a relação das prestadoras;
  • Se não houver celular cadastrado com seu CPF, irá aparecer a mensagem "Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas prestadoras participantes";
  • As informações são atualizadas até 30 dias antes do dia da consulta.

Caso alguma irregularidade seja apontada, o consumidor deverá entrar em contato com a prestadora de serviço correspondente à pesquisa e solicitar o cancelamento da linha.

O pedido de cancelamento deverá ser atendido entre 24 e 48 horas.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade