Seu CPF pode estar cadastrado em celular de estranhos: veja como descobrir
Iniciativa da Anatel com as prestadoras de telefonia ajuda a identificar chips clonados
Descobrir o número do RG e do CPF de uma pessoa pode ser bastante acessível, uma vez que os dados são compartilhados em diversos estabelecimentos e cadastros que realizamos. Com isso, golpistas podem aproveitar a informação para vincular seu documento a uma linha telefônica ou clonar chips.
Para casos como estes, as prestadoras Vivo, Algar, Claro, Sercomtel e TIM se uniram com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em uma iniciativa para que seus clientes possam, pelo seu CPF, consultar se há alguma linha desconhecida vinculada à prestadora.
Se houver a confirmação, o usuário poderá solicitar o cancelamento da linha, segundo a Anatel. A agência esclarece que a consulta é válida apenas para linhas pré-pagas, ou seja, não há verificação de linhas telefônicas pós-pagas.
A Anatel deu início à primeira etapa deste projeto em 2019, com atualização cadastral junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o país.
Para fazer a consulta é simples. Basta acessar o site da Consulta Pré-Pago, inserir seus dados e dar início à pesquisa. Veja o passo a passo:
- Acesse cadastropre.com.br;
- Na página inicial, clique em "Consultar";
- Digite seu CPF e clique novamente em "Consultar";
- Caso haja linha pré-paga ativa em seu CPF, aparecerá a relação das prestadoras;
- Se não houver celular cadastrado com seu CPF, irá aparecer a mensagem "Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas prestadoras participantes";
- As informações são atualizadas até 30 dias antes do dia da consulta.
Caso alguma irregularidade seja apontada, o consumidor deverá entrar em contato com a prestadora de serviço correspondente à pesquisa e solicitar o cancelamento da linha.
O pedido de cancelamento deverá ser atendido entre 24 e 48 horas.