Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Seu gato pode 'conversar' com você com ajuda de IA que traduz miados; entenda

Com uma taxa de precisão de 90%, o MeowTalk identifica até nove frases diferentes

24 out 2024 - 16h22
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O aplicativo MeowTalk usa IA para traduzir os miados dos gatos em frases compreensíveis pelos humanos, com uma taxa de precisão de 90%.
O ronronar dos gatos também pode representar várias coisas
O ronronar dos gatos também pode representar várias coisas
Foto: Revista Malu

Se você sempre quis saber o que seu gato está tentando comunicar com os miados, a tecnologia pode te dar uma forcinha: o aplicativo de inteligência artificial MeowTalk promete interpretar a "linguagem" dos felinos, possibilitando uma comunicação mais direta entre pets e humanos.

Desenvolvido pelos cientistas de computação Sergei Dreizin e Mark Boyes, da empresa de engenharia de software Akvelon, o MeowTalk usa IA para traduzir os miados dos gatos em frases como "estou irritado", "me alimente" ou "eu te amo".

“Queremos dar aos donos de gatos a melhor ferramenta possível para entender seus felinos”, afirmou Dreizin em entrevista à National Geographic.

O aplicativo é gratuito e permite que os usuários gravem os sons emitidos pelos gatos. A IA então interpreta os miados com base na entonação e sugere o que o animal estaria "dizendo".

Por que os gatos têm medo de pepino? Por que os gatos têm medo de pepino?

Com uma taxa de precisão de 90%, o MeowTalk identifica até nove frases diferentes. Além disso, o app ajusta sua precisão conforme os donos avaliam as traduções, tornando o sistema mais preciso ao longo do tempo, uma característica comum nas IAs generativas.

Desde seu lançamento em novembro de 2020, o MeowTalk já acumula mais de 20 milhões de downloads e analisou mais de um bilhão de miados. Dreizin brinca: “Nós somos o maior depósito de miados da galáxia”.

Embora o app tenha sucesso na tradução de miados, especialistas como a psicóloga Jennifer Vonk, da Universidade de Oakland, em Michigan, lembram que a comunicação felina vai além dos sons. Gatos utilizam outros sentidos e sinais para interagir.

Para os gatos, nós, humanos, somos felinos gigantes e membros de sua família
Para os gatos, nós, humanos, somos felinos gigantes e membros de sua família
Foto: Canva Equipes/Michal Collection / Bons Fluidos
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade