Simulador mostra como seria o 'apocalipse zumbi' nos EUA
O simulador foi feito em formato de página na internet e funciona com o mapa dos Estados Unidos e pode ser acessador por qualquer pessoa
Uma pesquisa da Universidade Cornell, uma das mais respeitadas dos Estados Unidos, simula como agiriam os mortos-vivos, em um caso mais conhecido como “apocalipse zumbi”.
Segundo o site The Huffington Post, o simulador foi feito em formato de página na internet e funciona com o mapa dos Estados Unidos, usando informações a partir do último censo populacional de 2010 e o SIR model, um sistema que mostra em horas o avanço de epidemias.
Na simulação chamada de "Zumbilandia USA", a população é dívida em suscetível (S), infectada (I) ou recuperada e imune (R) à doença. No modo zumbi, ele é dividido em estatísticas de mordidas e células de propagação, representadas pela cor vermelha.
“Nós construímos um simulador de larga escala de uma epidemia (de zumbis) nos Estados Unidos, e descobrimos que estaríamos condenados”, diz o documento da pesquisa.
O mapa mostra o crescimento da epidemia de zumbis no país, com a cor vermelha expandindo cada vez mais e um cronômetro marcando as horas. No entanto, aqueles que pensam que demoraria algumas horas para um vírus desse gênero se espalhar pelo território americano, estão bastante enganados.
A simulação dos pesquisadores mostra que demoraria meses até um país de proporção continental como os Estados Unidos sofrer com essa epidemia. Isso porque, em áreas com menor densidade de pessoas, o vírus demoraria a se expandir.
Ainda assim, em lugares com grande aglomeração de gente o vírus se espalharia muito rapidamente
De qualquer forma, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos deixa claro que não há nenhum vírus ou doença que transforma as pessoas em zumbis.