Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Siri "turbinada" do iOS 18 só chega em 2025, diz site

Apple vai liberar alguns recursos do Apple Intelligence neste ano, mas os grandes avanços da Siri devem chegar apenas em 2025, aponta jornal

17 jun 2024 - 18h45
(atualizado às 22h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Nem todos os recursos do Apple Intelligence serão liberados juntos com a versão final de iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia — aomenos é o que garante o influente jornalista Mark Gurman em publicação feita neste domingo (16). Segundo o profissional, boa parte das otimizações da Siri "turbinada" deve estrear apenas em 2025, junto com o suporte a outros idiomas além do inglês.

Foto: Divulgação/Apple / Canaltech

Siri "turbinada" vai demorar para chegar

A estimativa foi revelada na newsletter Power On, do site Bloomberg. Na última edição, Gurman aponta que a Apple não segue um "cronograma rigoroso" para a liberação do Apple Intelligence, o pacote de recursos de inteligência artificial (IA) para iPhone, iPad e Mac.

A observação se baseia no fato de que nem todos os elementos da suíte serão liberados no fim de 2024, quando os três sistemas operacionais serão lançados ao grande público.

É o caso das ações com base em contextos, como mensagens, documentos e outras informações disponíveis no aplicativo, e a indexação semântica. A assistente virtual da Apple também não será capaz de ver o que é exibido na tela para entregar os resultados com mais precisão nesse primeiro momento.

Como já era previsto desde a abertura da WWDC 2024, o Apple Intelligence também será restrito a dispositivos configurados em inglês dos Estados Unidos no lançamento. No site, a fabricante até informa em uma nota de rodapé que "alguns recursos, idiomas adicionais e plataformas serão lançados ao longo do próximo ano" — ou seja, 2025.

Siri "turbinada" vai demorar para chegar (Imagem: Divulgação/Apple)
Siri "turbinada" vai demorar para chegar (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

Por que a demora?

A coluna sustenta alguns motivos para a Apple empurrar boa parte do pacote para o ano seguinte. Segundo Gurman, a empresa ainda está montando sua estrutura na nuvem para disponibilizar a suíte de IA sem riscos de comprometer a sua rede e oferecer uma experiência abaixo do esperado.

Conforme anunciado no evento para desenvolvedores, o Apple Intelligence vai priorizar o processamento de informações nos dispositivos. Contudo, tarefas que exigem mais desempenho serão executadas nos servidores da empresa com a promessa de não manter os dados armazenados.

A alucinação da IA seria outra preocupação em jogo. Neste caso, ao liberar gradualmente o recurso, a empresa teria uma "área de manobra" maior para ajustar o seu modelo caso a Siri comece a distribuir desinformação, por exemplo, e evitar uma crise maior.

O que vai chegar em 2024?

Apesar do "banho de água fria", nem tudo vai ficar de fora do lançamento. Algumas funções, inclusive, já estão disponíveis até mesmo no primeiro Beta do iOS 18, como a transcrição automática de mensagens na caixa postal.

O jornalista também mostra uma lista de outros recursos que tendem a marcar presença ainda neste ano. Entre eles estão as ferramentas de IA para priorizar notificações e para fazer resumo de páginas da web, gravações de voz, anotações e e-mails.

As opções para criar imagens, incluindo o Genmoji, também estão previstas para este ano. A Siri ainda vai receber a habilidade de manter conversas com mais naturalidade e o novo visual. 

Atualizações estão previstas para o fim do ano (Imagem: Divulgação/Apple)
Atualizações estão previstas para o fim do ano (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

Quando a atualização será liberada?

Os avanços do Apple Intelligence fazem parte do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia, todos apresentados em junho de 2024. Por ora, apenas desenvolvedores e curiosos de plantão podem instalar a versão Beta da atualização em dispositivos elegíveis.

A distribuição geral das novas versões estão marcadas para o fim de 2024, possivelmente em setembro, mês que geralmente marca a estreia de novos iPhones.

Apesar de ser uma atualização cobiçada, apenas quem tem iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max terá acesso ao Apple Intelligence devido às restrições de hardware. No Mac e iPad, a suíte será distribuída a dispositivos com chips das famílias Apple M1, M2, M3 e M4.

Fonte: Bloomberg

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade