Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sistema robótico monta estruturas com material que parece LEGO

Cientistas do NASA's Ames Research Center criaram uma estrutura robótica capaz de montar a si mesma, em blocos como LEGO. O material é leve e resistente

18 jan 2024 - 19h42
(atualizado às 22h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Em estudo publicado na revista Science Robotics na última quarta-feira (17), pesquisadores do NASA's Ames Research Center descreveram a criação de uma infraestrutura inteligente que monta a si mesma,  remodela e se repara automaticamente sob demanda. Apesar de leve, o material é resistente, e parece LEGO.

Foto: Gregg et al, 2024/Science Robotics / Canaltech

Segundo os próprios autores, os sistemas têm o potencial de revolucionar os ciclos de vida dos materiais, abrindo caminho para um mundo de engenharia mais sustentável e facilitando abordagens de engenharia inovadoras.

"Aproveitando algoritmos de matéria programável para alcançar escalabilidade em tamanho e complexidade, o projeto de sistema permite montagem automatizada e reconfiguração de grandes estruturas com robôs simples", afirmam os pesquisadores, em comunicado.

Novo sistema robótico

O sistema conta com três robôs móveis (dois para transporte e um para fixação), um algoritmo de planejamento de trajetória e unidades mecânicas de metamateriais de 30 centímetros reforçadas com fibras. Confira na imagem:

Robôs montam estruturas leves e resistentes (Imagem: Gregg et al, 2024/Science Robotics)
Robôs montam estruturas leves e resistentes (Imagem: Gregg et al, 2024/Science Robotics)
Foto: Canaltech

No estudo, os robôs de transporte posicionaram as unidades de treliça externamente, enquanto o robô de fixação prendeu internamente cada bloco à estrutura. O design permite a formação de um sistema robótico-estrutural conjunto.

Para os testes, o sistema organizou eficientemente 256 unidades para construir um abrigo caracterizado por densidade ultraleve, resistência e rigidez. O artigo defende que as capacidades autônomas de cada robô ficaram evidentes à medida que eles executavam com sucesso inúmeras operações, abrangendo tarefas como locomoção e posicionamento. 

E por falar em estruturas semelhantes a LEGO, anteriormente pesquisadores da área da saúde criaram blocos bem parecidos para regenerar ossos.

Fonte: Science Robotics

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade