Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Smartphones pesam sobre Samsung conforme estimativa decepciona

8 jul 2014 - 08h41
Compartilhar

A Samsung Electronics divulgou nesta terça-feira uma estimativa de lucro trimestral inesperadamente fraca, que a colocou rumo a seu pior resultado em dois anos e levantou dúvidas sobre a estratégia da líder em smartphones contra as rivais chinesas com preços mais baixos.

Embora a companhia sul-coreana tenha dito que vê condições de negócio melhores no terceiro trimestre, ela enfrenta um crescimento de mercado em desaceleração, uma intensificação da competição em preços na faixa mais baixa e a ameaça do próximo iPhone da Apple, que surge no horizonte.

"O lucro dá um duro choque de realidade na Samsung de que (o problema) não é a Apple, e sim a Samsung. Sua estratégia de vender aparelhos a preços altos não vai funcionar mais, uma vez que rivais chinesas também oferecem telefones bons o suficiente a preços muito mais baixos", disse Lee Seung-woo, um analista de tecnologia da IBK Securities.

"A Samsung precisa revisar sua estratégia de smartphones", disse ele.

Embora smartphones tenham levado a Samsung a lucros recordes no ano passado, o mercado está amadurecendo. A empresa de pesquisa IDC prevê que o crescimento global de vendas vai desacelerar para 19,3 por cento neste ano ante 39,2 por cento em 2013, enquanto os preços médios de venda também vão cair.

A Samsung estimou nesta terça-feira que seu lucro operacional no trimestre de abril a junho provavelmente caiu 24,5 por cento em comparação ao ano anterior para 7,2 trilhões de wons (7,12 bilhões de dólares), a maior queda percentual desde o primeiro trimestre de 2011 e o nível mais fraco desde um lucro de 6,5 trilhões de wons no segundo trimestre de 2012.

A estimativa da Samsung para o segundo trimestre ficou muito abaixo da previsão média de 8,3 trilhões de wons em uma pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S com 38 analistas.

(Por Se Young Lee)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra