Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Snapdragon 8 Gen 4 deve deixar celulares premium ainda mais caros

Celulares topos de linha podem ficar bem mais caros no ano que vem, por conta de aumento no preço do processador Snapdragon 8 Gen 4

22 mai 2024 - 04h06
(atualizado às 18h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Celulares avançados que apostarem no aguardado processador Snapdragon 8 Gen 4 podem ficar bem mais caros que seus antecessores, conforme reforça rumores divulgados nesta semana. Ao que parece, a produção do chip teria sofrido um novo aumento significativo, que deve ser repassado ao consumidor pelas fabricantes de smartphones. 

Foto: Qualcomm / Canaltech

De acordo com uma publicação do perfil Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo, o chip (identificado como SM8750) pode ter aumentos "significativos" no preço de produção. Isso pode acontecer por conta do acréscimo no valor do wafer — ou seja, da chapa com material semicondutor necessária para fazer o chip.

No entanto, ainda não há como afirmar a magnitude do aumento nos preços dos smartphones flagships. Afinal, o uso da palavra "significativos" não dá uma noção direta em relação a quanto será o acréscimo. Com isso em mente, a própria Qualcomm admitiu durante o último Snapdragon Summit, realizado em outubro do ano passado, expectativas de um custo mais elevado.

"Esperamos que o [Snapdragon 8] Gen 4 terá algum aumento de custo conforme buscamos atingir níveis de performance realmente impressionantes", afirmou na época o vice-presidente sênior da Qualcomm, Chris Patrick, em entrevista coletiva.

Celulares de 2025 devem ser ainda mais caros em virtude do preço elevado do Snapdragon 8 Gen 4 (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Celulares de 2025 devem ser ainda mais caros em virtude do preço elevado do Snapdragon 8 Gen 4 (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Foto: Canaltech

Diante desta situação, as marcas terão duas possibilidades: aumentar o preço dos celulares, ou ter sua margem de lucro reduzida. Nenhuma das opções seria inédita no mercado de smartphones, já que ambas foram vistas na geração atual.

O ano de 2024 é marcado pelo lançamento de celulares com o Snapdragon 8 Gen 3, que custa 25% mais em comparação com seus antecessores. Este aumento foi repassado em modelos como o Galaxy S24 Ultra, mas não no Xiaomi 14. 

Os motivos que podem justificar o suposto aumento de preço do Snapdragon 8 Gen 4 incluem a utilização da litografia de 3 nanômetros, contra 4 nanômetros da geração atual. Por isso é esperado um salto significativo de performance, além de melhorias em eficiência energética. 

Além disso, o novo chip ainda deve contar com a mesma CPU Oryon já vista no Snapdragon X Elite, plataforma voltada para notebooks e dispositivos mais exigentes. Ela já se mostrou capaz de proporcionar mais performance que o Apple M3 do MacBook Air em alguns testes.

O repasse ao consumidor não é uma situação inédita — a atual geração de celulares com Snapdragon 8 Gen 3 já viu aumentos de preço pelo alto custo do chip (Imagem: Reprodução/OnePlus)
O repasse ao consumidor não é uma situação inédita — a atual geração de celulares com Snapdragon 8 Gen 3 já viu aumentos de preço pelo alto custo do chip (Imagem: Reprodução/OnePlus)
Foto: Canaltech

O Snapdragon 8 Gen 4 será oficializado apenas durante o mês de outubro, e por isso ainda há bastante tempo para que novas informações sejam divulgadas por meio de rumores. Os primeiros dispositivos com a plataforma podem chegar um pouco depois, provavelmente com os primeiros representantes vindo de marcas como Xiaomi e OnePlus

Fonte: Digital Chat Station (em chinês)

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade