Snapdragon X Elite: processador da Qualcomm para PCs desafia Apple com IA
A nova aposta da Qualcomm para o mercado de computadores Windows com CPU Arm é uma resposta direta aos recentes processadores da Apple. Anunciado nesta terça-feira (24), o novo Snapdragon X Elite promete performance avançada, capacidades de inteligência artificial (IA) e economia de energia.
O novo chipset, construído em 4 nanômetros pela TSMC, deverá estrear nos primeiros computadores em 2024. A empresa cita que o lançamento "é o mais poderoso" já criado por ela para computadores.
O Snapdragon X Elite possui 12 núcleos (Oryon) de até 3,8 GHz no modo eficiência, ou até 4,3 GHz no modo desempenho. Ele suporta memórias LPDDR5X, tem largura de banda de memória de até 136 GB/s e possui 42 MB de cache. "[É o chipset] mais poderoso, inteligente e eficiente para Windows nessa categoria", diz Peter Burns, diretor sênior da Qualcomm.
A GPU Adreno do chipset, que é integrada, possui 4,6 TFLOPS e suporte para telas com resolução 4K com 120 Hz (com HDR10). Também é possível conectar até três monitores externos UHD ou dois com resolução 5K.
Ficha técnica do Snapdragon X Elite promete bater de frente com os processadores da Apple.
Segundo a companhia, o novo Snapdragon para computadores pode ser utilizado em diferentes formatos. Assim, os fabricantes podem adotá-lo no modelo tradicional de notebooks, ou então em versões híbridas, por exemplo.
Um pilar importante, cita a Qualcomm, está no gerenciamento de energia enquanto o X Elite atinge picos de performance. Em GPU, a empresa afirma que ele é até duas vezes mais rápido do que a concorrência, sem citar detalhes, utilizando 1/4 da energia.
Essa pode ser uma boa jogada para que os computadores equipados com o novo processador tenham mais capacidades para reproduzir jogos. Segundo a empresa, a GPU do X Elite é até 80% mais rápida do que a concorrência.
Inteligência artificial nos computadores
A companhia cita que o seu novo processador foi construído com foco em IA. Utilizando uma Unidade de Processamento Neural (NPU) Hexagon, ele é capaz de reproduzir 45 trilhões de operações por segundo (TOPs).
Isso significa que o Snapdragon X Elite será capaz de executar grandes modelos de linguagem (LLMs) com 13 bilhões de parâmetros localmente — ou 7 bilhões de parâmetros com 30 tokens por segundo. Dessa forma, os dispositivos não precisarão, necessariamente, estarem conectados para reproduzir tais funcionalidades.
O Snapdragon X Elite deverá ser equipado em computadores a partir de 2024.
De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon X Elite suporta até 64 GB de memória RAM e é compatível com armazenamento em SSD NVMe (PCIe Gen 4) e UFS 4.0. Ele também conta com 5G (Snapdragon X65), Wi-Fi 7 (6E e 6) e Bluetooth 5.4. Ele também é compatível com o padrão USB 4.0.
Outra melhoria prometida pelo processador está no uso de câmeras em computadores. Ele é compatível, por exemplo, com câmeras de até 64 MP (ou duas de 32 MP) com captura de vídeo em 4K (HDR).