Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Snapdragon X: Qualcomm muda nomenclatura de chips para PC e promete avanços

Empresa confirma que futuro Snapdragon X será equipado com CPU Oryon customizada e arquitetura ARM para competir contra processadores da Apple para Macs

10 out 2023 - 18h16
(atualizado às 22h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Após muitas tentativas de emplacar chips de arquitetura ARM para alto desempenho e baixo consumo energético em computadores Windows, a Qualcomm anuncia uma mudança na nomenclatura de processadores para PC prometendo entregar "performance de próximo nível, inteligência artificial, conectividade e duração de bateria", podendo enfim competir contra chips Apple Silicon para Macs.

Foto: Qualcomm / Canaltech

A Qualcomm esclarece que o ano de 2024 será "um ponto de inflexão" para a indústria de computadores com a série Snapdragon X conduzindo um papel essencial.

Segundo a marca, o "X" (letra X, não o número 10 em algarismo romano) distingue as plataformas de PC de outras categorias de processadores da Qualcomm, e apostará em design premium com estrutura clara e simplificada para elevar a equidade de marca Snapdragon.

Uma nova linguagem visual para a série Snapdragon X será apresentada com a estreia do primeiro novo processador, herdando a icônica bola de fogo Snapdragon com um "toque ousado, vibrante, limpo e distinto", segundo a fabricante.

Snapdragon X será rival do Apple Silicon?

O futuro Snapdragon X está sendo desenvolvido com núcleos Oryon desenhados pela própria Qualcomm. O projeto se difere dos anteriores equipados com núcleos Cortex que são fabricados pela Qualcomm com base em desenhos projetados pela ARM Holdings.

Para o novo processador ARM de núcleos Oryon, a Qualcomm também desenvolve GPU (placa gráfica) e DSP (Processador de Sinal Digital) proprietários para máxima integração.

Chip M1 trouxe um processador ARM desenhado pela Apple com alta eficiência energética para desempenho comparável e superior a modelos de Mac com chip Intel (Imagem: Reprodução/Apple)
Chip M1 trouxe um processador ARM desenhado pela Apple com alta eficiência energética para desempenho comparável e superior a modelos de Mac com chip Intel (Imagem: Reprodução/Apple)
Foto: Canaltech

Tudo isso é similar ao que a Apple tem desenvolvido com os processadores de série M para computadores e notebooks Mac. Com o anúncio do Apple M1 em 2020, a empresa pode oferecer alto desempenho e poder de processamento em um chip de baixo consumo energético, sendo mais eficiente que processadores Intel utilizados em Macs anteriores.

Com a estreia do Apple M3 previsto para este mês, é esperado que a empresa dê um foco em mais processamento gráfico com melhores tecnologias para GPU, característica negligenciada nas duas primeiras gerações que focaram em CPU de alta eficiência e desempenho.

Mais informações relacionadas à série Snapdragon X devem surgir durante o evento Snapdragon Summit da Qualcomm que acontecerá enter os dias 24 e 26 de outubro.

O Canaltech estará presente no Havaí a convite da Qualcomm para acompanhar as novidades em primeira mão.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade