Sol tem nova explosão de classe X, a mais potente da categoria: veja vídeo
Explosão solar intensa sugere retorno do grupo de manchas solares mais ativo atualmente, denominado AR3664
Nesta segunda-feira (27), foi identificada uma poderosa explosão solar de classe X, que surgiu do membro sudeste do Sol. Segundo cientistas, este é um indício de que a região de manchas solares mais ativa do atual ciclo solar, denominada AR3664, está em ação novamente.
Este conglomerado de manchas solares foi responsável pelas intensas tempestades solares do início do mês e pelas auroras boreais e austrais aparecendo em lugares incomuns.
Another look at the impressive X2.9 solar flare that peaked today at 07:08 UTC. This animation shows how an impressive amount of solar plasma is flung into space. Big thanks to forum user Juress for creating this animation.
Do you also want to join the discussion on our… pic.twitter.com/1re9rBtIMJ
— SpaceWeatherLive (@_SpaceWeather_) May 27, 2024
A gigante mancha solar AR3664 sofreu a sua maior explosão — até o momento — no dia 10 de maio, e gerou apagões de rádio na Terra.
O grupo de manchas solares 3664 permanece oculto da visão do observatório Solar Dynamics da Nasa. Então, como sabemos que a explosão solar veio do AR3664 se ainda não podemos “ver” o grupo de manchas solares?
Os cientistas podem acompanhar o progresso da mancha solar no lado oculto do Sol, observando como ela afeta as vibrações do Sol ou os ecos sísmicos, usando dados de heliossismologia.
Um mapa do portal spaceweather.com que rastreia a localização atual do AR3664 o coloca logo além do membro sudeste do Sol, onde o X-flare se originou.
Considerando a propensão do AR3664 para explosões X e que ele foi observado nas proximidades da erupção explosiva da explosão solar de ontem, há grandes chances de que o AR3664 seja o culpado.
Esta é uma notícia emocionante para os entusiastas do clima espacial e caçadores de auroras, já que a AR3664 se voltará para a Terra no final da semana.
O que são explosões solares?
Uma explosão solar geralmente ocorre quando a energia magnética se acumula na atmosfera do Sol e libera uma grande quantidade de energia e radiação eletromagnética de uma hora para outra, incluindo microondas, ondas de rádio, raios-x, raios gama e luz visível.
Normalmente, essas erupções surgem em regiões do Sol com manchas solares, onde há campos magnéticos mais potentes.