Solo contaminado pelo homem libera poluentes na atmosfera
Cientistas constataram que a terra com alta concentração de nitrogênio polui o ar com a liberação de carbono excedente
Um estudo realizado pela UC Riverside, na Califórnia, Estados Unidos, observou que o solo seco contaminado pela poluição do ar libera o carbono de volta à atmosfera, o que pode contribuir com as mudanças climáticas.
Segundo estudos dos ambientalistas, desde 1850 a quantidade de nitrogênio na atmosfera da Terra triplicou. Isso se deve a ação do homem com a industrialização, a queima de combustível pelos veículos motorizados e o uso do fertilizantes na agricultura.
Quem planta, colhe
Se entupimos o solo com poluentes, é isso que o solo vai devolver para nós, certo? A observação dos pesquisadores da UC Riverside confirmou a lógica do velho ditado que diz que colhemos tudo aquilo que plantamos.
No estudo, foi descoberto que o excedente de nitrogênio despejado no solo seco fica mais ácido. Na reação química, é liberado cálcio, que se liga ao carbono. Esses dois elementos são expelidos juntos e jogados na atmosfera. Os detalhes da descoberta foram publicados na revista Global Change Biology.
Como a pesquisa foi realizada?
Os cientistas coletaram amostras de solo de reservas ecológicas na região de San Diego e Irvine. Esses locais foram fertilizados com nitrogênio por um longo período para a experiência.
Era esperado que o nitrogênio no solo tivesse o efeito de influenciar no crescimento das plantas e no desaceleramento de micróbios que ajudam na decomposição do solo. Um dos comportamentos já conhecidos era a liberação de cálcio para balancear a acidez trazida pelo nitrogênio.
O que surpreendeu os pesquisadores foi constatar que parte do carbono estabilizado pela associação com o cálcio também foi liberado no ar.
Menos poluição, por favor
Esse processo observado pelos pesquisadores, uma vez iniciado, é irreversível. A recomendação dos cientistas é reduzir ao máximo as emissões de poluentes para ajudar o solo a reter seus estoques de carbono e não liberá-los na atmosfera.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 99% das pessoas estão expostas a um ar de má qualidade. O monitoramento é feito em mais de 6 mil cidades em 117 países.
A causa principal é a ação do homem com a liberação de dióxido de nitrogênio - muito comum em grandes cidades — com a queima de combustíveis fósseis. Além das mudanças climáticas, a poluição causa uma série de doenças respiratórias, como asma, e sintomas como tosse, chiado na garganta ou dificuldade de respirar.