Sonda da Nasa apresenta falha pela segunda vez e perde 200 fotos de Júpiter
O problema já havia acontecido no mês passado em uma das câmeras da Juno
A Juno, sonda da Nasa que explora os arredores de Júpiter, perdeu mais de 200 fotos tiradas do planeta em seu mais recente sobrevoo, realizado no dia 22 janeiro, devido a um problema técnico em sua câmera. A informação foi divulgada pela agência espacial quase uma semana depois.
Segundo a Nasa, trata-se de uma falha ocasionada por um aumento de temperatura inesperado no aparelho. No último sobrevoo da sonda, ocorrido em 14 de dezembro, o mesmo defeito fez com que registros fossem perdidos.
Foram, ao todo, 23 horas de problemas com as capturas, o que fez com que 214 imagens fossem destruídas e apenas 44 ficassem utilizáveis depois que o equipamento esfriou o suficiente.
“A equipe da missão está avaliando os dados de engenharia da JunoCam adquiridos durante os dois sobrevoos recentes – o 47º e o 48º da missão – e está investigando a causa raiz da anomalia e das estratégias de mitigação”, disse a Nasa.
A câmera foi originalmente projetada para operar no ambiente de partículas de alta energia de Júpiter por pelo menos sete órbitas, mas sobreviveu por muito mais tempo. De acordo com o comunicado, o 49º sobrevoo programado para a sonda será no dia 1º de março.
Até lá, a câmera do equipamento permanecerá ligada pelo tempo em que funcionar sem oferecer perigos ao resto da estrtura. A Juno deve continuar operando até setembro de 2025.