Sonho de "fabricar água" está mais próximo: acabamos de testemunhar como se formam as moléculas de H20
Uma nova técnica de microscopia permitiu que chegássemos mais perto dessa reação química
Seja em lugares áridos ou em regiões que sofrem com a seca, ou em uma missão espacial, há muitas circunstâncias em que "fabricar" água (unindo átomos de oxigênio e hidrogênio para formar H2O) seria de grande ajuda. Na teoria, isso é possível, mas, na prática, é outra história.
Por enquanto.
Testemunhas da união
Um grupo liderado por pesquisadores da Northwestern University conseguiu observar, em escala nanoscópica e em tempo real, a união de átomos de oxigênio e hidrogênio para formar moléculas de água. A equipe capturou as imagens em um vídeo com uma resolução de apenas 0,102 nanômetro.
O experimento tinha como objetivo estudar em detalhes o papel do paládio como catalisador da reação química pela qual átomos de hidrogênio e oxigênio podem se combinar para formar monóxido de dihidrogênio, ou H2O, a molécula da água.
Segundo explicam os membros da equipe responsável pelo estudo, entender como o paládio exerce sua influência era, até agora, algo extremamente difícil, pois o estudo da reação exigia combinar visualizações diretas com uma análise estrutural em escala atômica. Foi exatamente isso que conseguiram.
0,102 nanômetro
A equipe conseguiu visualizar as amostras desse gás contido a pressão atmosférica com uma resolução de 0,102 nanômetro, um passo significativo em relação a experimentos anteriores, os quais alcançaram uma resolução de "apenas" 0,236 nanômetro.
A equipe utilizou uma membrana cristalina ultrafina desenvolvida especialmente para o experimento. Essa ...
Matérias relacionadas
O CERN prepara uma aposta colossal para 2070: alguns físicos acreditam que isso pode levá-lo à ruína