SpaceX e NASA lançam foguete com tripulantes para missão espacial de seis meses
Três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo estão a caminho da Estação Espacial Internacional para realizar cerca de 250 experimentos no espaço
A agência espacial norte-americana (NASA) e a empresa SpaceX lançaram, na madrugada desta segunda-feira (4), o foguete Falcon 9 com três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo. Eles decolaram da Flórida (EUA) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma missão científica que deve durar seis meses.
De acordo com a NASA, a equipe vai conduzir novas pesquisas para se preparar para a exploração além da órbita baixa da Terra. Os experimentos incluem o uso de células-tronco para criar modelos organoides para estudar doenças degenerativas, os efeitos da microgravidade e da radiação UV nas plantas em nível celular, além de testar se o uso de algemas de pressão nas pernas poderia prevenir mudanças de fluidos e reduzir problemas de saúde em astronautas.
Uma transmissão ao vivo da NASA-SpaceX mostrou o foguete de 25 andares subindo da torre de lançamento enquanto seus nove motores Merlin ganhavam vida em nuvens ondulantes de vapor e uma bola de fogo avermelhada que iluminava o céu noturno. O foguete consome 700 mil galões de combustível por segundo durante o lançamento, segundo a SpaceX.
LIVE NOW: Weather is 75% go for launch at @NASAKennedy, and our next mission to the @Space_Station is set to depart soon. #Crew8 is targeted to lift off at 10:53pm ET (0353 UTC). https://t.co/onatPzxNG2
— NASA (@NASA) March 3, 2024
O estágio superior do Falcon levou o Endeavour à sua órbita inicial nove minutos após a decolagem, a transmissão ao vivo da cabine mostrou os quatro tripulantes amarrados lado a lado, vestidos com seus trajes de voo brancos e pretos com capacete.
A bordo da missão estão o comandante Matthew Dominick - piloto de testes da Marinha dos EUA que faz sua primeira viagem ao espaço - e o astronauta veterano da NASA Michael Barratt, médico que registrou dois voos anteriores para a estação espacial e duas caminhadas espaciais.
Completando a equipe estão a astronauta da NASA Jeanette Epps, que é engenheira aeroespacial e ex-oficial de inteligência técnica da CIA, e o cosmonauta Alexander Grebenkin, ex-engenheiro aeronáutico militar. A tripulação deverá permanecer a bordo da Estação Espacial até o final de agosto, realizando coletivamente cerca de 250 experimentos.
Essa é a oitava missão espacial promovida pela empresa de tecnologia e exploração espacial SpaceX, fundada pelo bilionário Elon Musk, em parceria com a Nasa.
Os quatro tripulantes devem chegar à estação espacial na manhã desta terça-feira (5), após um voo de 16 horas, atracando no laboratório orbital a cerca de 420 km acima da Terra.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini