Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SpaceX e Nasa suspendem lançamento de sonda a Júpiter devido a furacão Milton

Furacão está se deslocando do Golfo do México em direção à Costa Espacial da Flórida

7 out 2024 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Lançamento da missão Europa Clipper adiado devido à aproximação do furacão Milton na Flórida.
Cientistas espaciais trabalham na sonda interplanetária que a Nasa planeja enviar a uma das luas geladas de Júpiter
Cientistas espaciais trabalham na sonda interplanetária que a Nasa planeja enviar a uma das luas geladas de Júpiter
Foto: Nasa

O aguardado lançamento da missão Europa Clipper, da Nasa, foi adiado devido à aproximação do furacão Milton. A sonda, que estava programada para decolar no dia 10 de outubro a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX, partiria do Kennedy Space Center (KSC), na Flórida. No entanto, as condições meteorológicas na região forçaram o adiamento.

"Nasa e SpaceX estão suspendendo a tentativa de lançamento da missão Europa Clipper na quinta-feira, 10 de outubro, devido às condições previstas de furacão na área", informaram os oficiais da Nasa no último domingo (6).

O furacão Milton está se deslocando do Golfo do México em direção à Costa Espacial da Flórida, com ventos fortes e chuvas intensas previstas para as regiões de Cabo Canaveral e Merritt Island, onde está localizado o KSC.

Para proteger o equipamento, as equipes de lançamento já armazenaram a sonda Europa Clipper no hangar da SpaceX, localizado no histórico Complexo de Lançamento 39A do KSC. A Nasa também já iniciou as preparações necessárias para a chegada da tempestade.

"A segurança das equipes de lançamento é nossa maior prioridade, e todas as precauções estão sendo tomadas para proteger a espaçonave Europa Clipper", disse Tim Dunn, diretor sênior de lançamento do Programa de Serviços de Lançamento da NASA.

Ainda não há uma previsão exata de quando o lançamento será reprogramado, mas a missão tem uma janela de lançamento que vai até 6 de novembro.

Conceito da sonda Europa Clipper, que deve ser lançada em 2024 (Imagem: Reprodução/NASA)
Conceito da sonda Europa Clipper, que deve ser lançada em 2024 (Imagem: Reprodução/NASA)
Foto: Canaltech

"Assim que tivermos o 'sinal verde' e realizarmos a avaliação das instalações, além de eventuais ações de recuperação, determinaremos a próxima oportunidade de lançamento para essa missão emblemática da Nasa", afirmou Dunn.

Missão Europa Clipper

A missão Europa Clipper, avaliada em US$ 5 bilhões, tem como destino o sistema de Júpiter, com chegada prevista para 2030. Embora a sonda orbite o planeta gigante, seu principal objetivo será estudar de perto a lua Europa, que os cientistas acreditam abrigar um vasto oceano de água líquida sob sua crosta congelada.

Com nove instrumentos científicos a bordo, a Europa Clipper buscará caracterizar esse oceano, ajudando a avaliar o potencial da lua de abrigar vida. Além disso, as observações da sonda poderão auxiliar os cientistas na identificação de possíveis locais de pouso para futuras missões que busquem vida na superfície de Europa, que a Nasa planeja realizar em um futuro próximo.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade