SpaceX é selecionada para colocar nova estação espacial em órbita
Projeto visa substituir a ISS, prometendo presença humana contínua em órbita terrestre baixa
A SpaceX firmou um acordo para colocar em órbita a Starlab, uma estação espacial privada, de acordo com um comunicado à imprensa na quarta-feira (31). O projeto é fruto de uma colaboração com a startup Voyager Space e a Airbus.
O veículo escolhido para essa missão é o foguete Starship, capaz de transportar a estrutura inteira em um único lançamento.
Apesar de ainda não haver uma data pública para o lançamento, o acordo marca um passo ambicioso no campo da exploração espacial. As empresas envolvidas querem realizar o lançamento da Starlab antes de 2030, ano em que a Nasa planeja desativar a Estação Espacial Internacional (ISS).
Dylan Taylor, CEO da Voyager Space, destacou a escolha do Starship pela "história de sucesso e confiabilidade" da SpaceX, elogiando a liderança da empresa em lançamentos de alta cadência. A Starlab diz ter como objetivo dar continuidade à presença humana em órbita terrestre baixa, atendendo agências espaciais, pesquisadores e empresas globais.
O sucesso da missão depende da capacidade de transporte do foguete Starship, que, apesar de seus testes orbitais anteriores terem terminado em explosões, é visto como o único veículo capaz de transportar a estação espacial devido ao seu tamanho e potência.