Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Star Wars: Yoda treinar Luke foi um ato mais heroico do que parece

Embora pareça certo que Yoda treinaria Luke, nem sempre foi esse o caso, e o Mestre Jedi concordar foi um ato mais heroico do que parece

23 ago 2023 - 18h12
(atualizado às 20h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem acompanhou a trilogia inicial da Saga Skywalker, em que vemos a evolução de Luke Skywalker até ele se tornar um Jedi e confrontar Darth Vader em uma luta definitiva, deve se lembrar bastante do importante treinamento que ele teve com um Yoda gagá em um mundo completamente isolado e pantanoso, Dagobah. Na jornada de Luke, os ensinamentos de seu Mestre Jedi pareciam destino, mas uma HQ agora prova que foi uma ato muito mais heróico do que parece na época.

Foto: Marvel Comics / Canaltech

Atenção para spoilers de Star Wars: Yoda #10

Bem só para refrescar a memória, em Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca, o Fantasma da Força de Obi-Wan Kenobi vai até Luke Skywalker em Hoth e diz a Luke para encontrar o Mestre Yoda em Dagobah, que continuará seu treinamento Jedi.

Depois de quase morrer congelado na tundra gelada de Hoth e ser capturado por Darth Vader e o Império, Luke chega com sucesso a Dagobah, onde um Yoda meio gagá está esperando para treiná-lo em diferentes modos de uso da Força. O aprendizado culmina com sua viagem dentro do Lado Sombrio da Caverna, onde ele tem uma visão de lutar contra Darth Vader, apenas para descobrir que, se ele não for cuidadoso, ele pode se tornar o próprio Lorde Sith.

Revelação sobre ato heroico de Yoda está em Star Wars - Yoda #10 (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Revelação sobre ato heroico de Yoda está em Star Wars - Yoda #10 (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Foto: Canaltech

Essa viagem provou a Luke que ele poderia superar a escuridão dentro de si. O que muitos não sabiam é que Yoda passou por uma experiência semelhante no mesmo lugar.

Por que concordar em treinar Luke foi um ato heróico de Yoda?

Em Star Wars: Yoda #10, lançado recentemente, Yoda está em seu momento mais frágil. Isolado, sozinho e sofrendo com a miséria e a vergonha de seu fracasso como Mestre Jedi na derrota para o Império dos Lorde Sith.

No entanto, Obi-Wan Kenobi decidiu que Yoda ainda não tinha esgotado suas forças. Antes de dar a Luke a permissão para visitar Dagobah, o Fantasma da Força de Obi-Wan visitou Yoda e o convenceu a aceitar Luke como seu aluno. Para fazer isso, Obi-Wan primeiro teve que convencer Yoda a entrar no Lado Sombrio da Caverna, para enfrentar os aspectos mais sombrios de sua natureza — que claramente residem em seu passado vergonhoso.

Yoda quase foi consumido pelo seu Lado Sombrio na Caverna de Dagobah (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Yoda quase foi consumido pelo seu Lado Sombrio na Caverna de Dagobah (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Foto: Canaltech

Yoda encontrou uma versão distorcida e mutilada do Conde Dookan, um Anakin Skywalker envolvido em chamas, um Darth Sidious empunhando um raio e uma pilha de mortos, todos puxando-o para baixo da terra para se juntar a eles. Embora isso parecesse apenas visões, em outra publicação de Star Wars na Marvel, Star Wars: Crimson Reign #3, uma acadêmica chamada Madelin Sun entrou no mesmo local e essas "alucinações" levaram à sua mutilação permanente — ela sobreviveu, mas por pouco.

A energia concentrada do Lado Sombrio da Caverna Dagobah é forte o suficiente para ter um impacto físico naqueles que entram no local. E isso torna o desafio de Yoda, de ter vencido seus piores medos e frustrações, ainda mais heróico, ao passar por isso para conseguir terminar o treinamento de Luker. Ou seja, sem esse esforço, os Rebeldes não poderiam vencer o Império.

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade