Starliner apresenta falhas e primeiro voo tripulado em espaçonave da Boeing é cancelado
Nasa ainda não anunciou uma nova data para o lançamento
O primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, foi cancelado devido a problemas apresentados no foguete Atlas V. A nave transportaria dois astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Programado inicialmente para ser lançado em 6 de maio, de Cabo Canaveral, na Flórida, o lançamento da cápsula Starliner com humanos terá que ser remarcado. A Nasa ainda não anunciou uma nova data.
Construído há mais de uma década, a Starliner teve seu primeiro voo de teste em 2019, quando a nave chegou à órbita, porém, problemas de software impediram a chegada até a ISS.
Um segundo voo de teste não tripulado em 2022 foi bem-sucedido, preparando o terreno para o primeiro teste tripulado.
Os dois astronautas de teste a bordo do Starliner são Butch Wilmore e Sunita Williams, ambos já estiveram na estação espacial duas vezes. A expectativa é que — após pousarem com sucesso na estação — que eles permaneçam a bordo da ISS por uma semana antes de retornarem à Terra.
O objetivo desta missão é provar que o Starliner é uma opção segura para o transporte de tripulação para a ISS. Esta também foi a primeira vez que o foguete Atlas V foi usado para uma missão tripulada.
Se tudo correr bem, o Starliner será autorizado para operação e passará a realizar voos tripulados anuais.